Pedagoga, professora, artista plástica, escritora, produtora cultural e pesquisadora, Graça Porto nasceu na cidade de Niterói em 1958. Em 1978, criou atividades em praças públicas com crianças e adultos, trabalhando com argila, sucatas, tinta e papel.

Trabalhou em escolas como a Creche Acalanto - RJ, Instituto Gay Lussac - Niterói, entre outras; como pedagoga administrou a creche Castelinho em São Gonçalo e Bodinho Verde em Niterói. Participou do projeto Ler Pra Valer, onde também trabalhou com a alfabetização de adultos.

Na televisão, foi assessora pedagógica e assessora de criação dos programas Canta Conto, Salto para o Futuro e Série Brincadeiras Musicais, na TVE – Canal Educativo.

Contatos:
Telefone - (21) 99943.4518
E-mail - mglporto@gmail.com
Graça Porto produziu cursos e shows da cantora, compositora e contadora de história Bia Bedran, em diversas cidades brasileiras, de 1993 a 1997.

Como produtora executiva trabalhou na Prefeitura Municipal de Niterói - Fundação de Arte de Niterói, 1997 a 2008; Instituto Vital Brazil, 2001 a 2003; COSEAC-UFF & ANCINE, 2010 e 2011; exposições e projetos infantis de 1977 até o momento e voluntaria em projetos sociais de 1972 até o momento. Em 2012 produziu a peça teatral, 12 dias com Leviana de Luis Antonio Pimentel e a exposição, 100XPIMENTEL, na Sociedade Fluminense de Fotografia, em Niterói em comemoração ao centenário do jornalista Luis Antônio Pimentel e o 3º Salão da Leitura em Niterói, em 2012.



Em 2004, participou da I Conferência Municipal de Políticas para as mulheres de Niterói. Produtora executiva e criadora da Feira Adelino Magalhães. No mesmo ano, produziu a coletânea do livro de Luís Antônio Pimentel e a exposição "Brinquedos Criativos". Faz oficinas para professores e alunos com materiais de sucata, transformando-os em brinquedos, jogos e instrumentos musicais.

Membro da diretoria dos Amigos da Biblioteca Estadual de Niterói-ABEN; Membro do Conselho Consultivo da Rede de Bibliotecas Populares Municipais da Fundação Municipal de Educação; Suplente do Conselho Municipal de Cultura na gestão 2008/2010. Titular do Conselho Municipal de Cultura na gestão 2010/2013. Participação na I, II e III Conferência Municipal de Cultura de Niterói.

Como escritora é autora dos livros: "Adelino Magalhães seguido do resumo histórico das entidades literárias de Niterói de cunho acadêmico", 2004 e "Mulheres em Niterói", 2007; Participação nos livros: "106 falas de amor", de Cyana Leahy e "Nossos Caminhos" de Isabel e Dolores Reigola Plá; Verbete nos livros: "A Historia das Mulheres em Niterói" de Sonia Saturnino Braga, "A Descendência Pinto da Luz" de Marcio Pinto da Luz e Haicais Onomásticos de Luís Antonio Pimentel. Pesquisa, organização e produção do livro "Miguel Coelho desenhos', editora da UFF, setembro de 2011. Participação na Antologia "Presença Literária", editora Parthenon, dezembro de 2011.




    Crítica

    "Graças a Graça pudemos ver realizado o milagre da transformação de sucata em brinquedos para crianças". Luís Antônio Pimentel – jornalista, escritor e professor, 2004

    "O projeto 'Brinquedos Criativos', sob a responsabilidade de Graça Porto, é de alto valor pela sua mensagem criadora junto as nossas crianças da Rede Municipal de Educação de Niterói". Maria Felisberta Trindade - Secretária de Educação e Presidente da FME, 2004

    "Felicito a agitadora cultural Graça Porto por mais uma brilhante iniciativa ao promover a exposição ‘Brinquedos Criativos’, realizado com enorme repercussão em vários espaços de Niterói". Calos Mônaco - livreiro, 2004

    "Garimpando limalhas e sucatas, Graça Porto cria peças de arte como quem busca sua infância, reinventa beleza infantil que ainda há nela, no sorriso de criança que nunca deixou de ir embora. Graça Porto é artista-menina no fazer poético de suas mãos talentosas". Miguel Coelho - artista plástico, 2004





Publicado em 10/05/2013
Museu Antônio Parreiras