Israel Menezes
Bacharel em Regência e Mestrado pela UFRJ, onde foi professor substituto por 4 anos, Israel Menezes fez cursos de extensão em Regência na Inglaterra na Ernst Read Music Association (ERMA). Tem atuado como Maestro convidado em diversas orquestras, no Brasil e no exterior, produzindo obras em primeira audição mundial, e levando por diversas vezes programa inteiros de compositores brasileiros com orquestras estrangeiras .

Nascido no Rio de Janeiro, iniciou cedo sua formação musical, estudando no Conservatório Brasileiro de Música, na Pró-Arte, e na Casa do Estudante do Brasil, onde fez, em 1974, seu primeiro curso de regência sinfônica. Neste mesmo ano, ingressou na Escola de Música da UFRJ para o curso de graduação em composição e regência, diplomando-se em dezembro de 1980. Em 1989, obteve da UFRJ o diploma de Mestrado.

Como professores de Regência no Brasil, teve Carlos Eduardo Prates, Cleofe Person de Mattos, Lutero Rodrigues e Roberto Duarte, de quem foi assistente de 1979 a 1986 na Orquestra de Câmara de do CSVP, Niterói. Teve como professores de Regência em cursos de aperfeiçoamento na Inglaterra, os maestros Noel Long e Andrew Charity, na Ernst Read Music Association. Por duas ocasiões, foi classificado por concurso público para o cargo de professor substituto de Prática de Orquestra e Percepção Musical da Escola de Música da UFRJ.

Com a Orquestra do Teatro de Ópera do Cairo – Egito
Em 1986, fundou a Orquestra Rio Camerata (www.orc.art.br), da qual é Regente titular e diretor artístico. Fundou em 2002, a Orquestra de Câmara do Colégio São Vicente de Paulo, em Niterói e em 2004 a Orquestra de Câmara da Faetec.

Tem atuado como Maestro convidado em diversas orquestras, no Brasil e no exterior, produzindo obras em primeira audição mundial , e levando por diversas vezes programa inteiros de compositores brasileiros com orquestras estrangeiras: Regeu a Orquestra do Teatro de ópera do Cairo, Egito , a orquestra Ensemble Sto Benno de Munique, Alemanha, a Orquestra Sinfônica do festival Internacional de Surrey, Inglaterra, onde ao lado de 21 outros regentes de vários países – sendo o único sul americano – foi considerado o melhor Regente e convidado para a performance final do festival, e em dezembro de 2001, com grande sucesso, Orquestra e Coro Filarmônico da Armênia no Aram Khatchaturian Concert Hall em Yerevan .

Com a Orquestra Enescu Ensemble - Illinois, EUA-2007
Em julho de 2002 regeu na 'Madeleine' de Paris, com imenso sucesso de público e crítica, coro e Orquestra franceses 'Wolfgang – Amadeus', no 'Réquiem' de Mozart. Regeu em março de 2005 a Orquestra UWS Chamber strings da Universidade de Wisconsin. Em maio de 2002, foi eleito membro titular da Academia Nacional de Música ocupando a cadeira nº 80 , e em maio de 2003, fez parte como único integrante sul-americano do Júri Internacional de Jeunesses Musicales em Bucareste (Romênia).

Em Março de 2007 regeu com excelente crítica em Illinois, EUA a Orquestra Enescu Ensemble no Krannert Center for The Performing Arts e em Julho de 2011 foi Laureado em São Paulo pela Associação Brasileira de Artes, Cultura e Educação com a 'Comenda Carlos Gomes'.

Com a Orquestra Rio Camerata no Theatro Municipal do RJ


Orquestras que regeu no Brasil

- Orquestra Sinfônica da Escola de Música da UFRJ (ORSEM);
- Orquestra Sinfônica da Paraíba;
- Orquestra Sinfônica Nacional da UFF;
- Orquestra de Câmara de Niterói;
- Orquestra de Câmara do CSVP;
- Orquestra de Câmara da FAETEC-RJ;
- Camerata AEX-PEM/UFRJ.

Orquestras que regeu no exterior

- Orquestra Sinfônica do Festival Internacional de Surrey – Inglaterra;
- Orquestra do Teatro de Ópera do Cairo – Egito;
- Orquestra Ensemble Sto Benno de Munique – Alemanha;
- Orquestra Serenade da Filarmônica da Armênia;
- Orquestra Wolgang Amadeus de Paris, França;
- Orquestra de Cordas da Universidade de Wisconsin, EUA;
- Orquestra Enescu Ensemble - Illinois, EUA-2007.

Corais que regeu no Brasil

- Coral Socius do Rio de Janeiro;
- Coral da AABB – Rio;
- Coral do UNIPLI;
- Corais Infanto e Juvenil do Colégio São Vicente de Paulo – Niterói-RJ;
- Coral do Colégio Assunção;
- Associação de Canto Coral-RJ;
- Coral da Universidade Gama Filho;
- Coral do Senai – Rio;
- Coral Israelita Brasileiro;
- Coral da UFF;
- Coral de Câmara de Niterói;

Corais que regeu no exterior

- Coral do Festival Internacional de Surrey - Inglaterra;
- Coro Filarmônico da Armênia;
- Coral Wolgang Amadeus - Paris, França.

Tags:






Publicado em 01/01/2013

Orígenes
Rafael Vicente
Antonio Parreiras (1860-1937) Leia mais ...
Emanuel Monjardim
Thereza Brunet
Pinto Bandeira (1863-1896) Leia mais ...
Cândida Boechat
Ítalo Campofiorito (1933-2020) Leia mais ...
Anna Letycia Quadros (1929-2018) Leia mais ...