O cenário musical niteroiense, que já consagrou diversas personalidades artísticas, foi palco também da carreira do baixista Alex Rocha que entre batidas de jazz e concertos instrumentais, lançou seis discos e participou de apresentações ao lado de músicos como Celso Blues Boy, Chico Batera, Toninho Horta, Victor Biglione, Gilberto Gil e Arthur Maia.

Alex nasceu no Rio, em 26 de maio de 1968. Ainda na juventude, participou de saraus e festivais dos principais colégios da cidade. Sua atuação no cenário musical foi impulsionada em 1991, quando teve a chance de acompanhar o grupo vocal "Os Boêmios" e de tocar ao lado do saxofonista Juarez Araújo. Um ano depois, o artista já era integrante da banda do cantor, compositor e guitarrista Celso Blues Boy, com quem gravou o CD "Indiana Blues", com participação de B.B. King, uma das maiores lendas do blues.





Após formar-se em contrabaixo pela Universidade Estácio de Sá, em 1994, Alex lecionou no Centro Ian Guest de Aperfeiçoamento Musical - CIGAM e no Centro Musical Estúdio Arte, dando os primeiros passos na carreira acadêmica.

Já em 1998, o baixista teve a oportunidade de participar do CD "Estrada" junto à cantora Bete Calligaris, pelo selo Geléia Geral de Gilberto Gil. A partir dos anos 2000, Alex participou de diversos shows, alguns deles ao lado da cantora Tânia Alves e do grupo "Homem De Bem". Na mesma época, acompanhou o guitarrista Victor Biglione apresentando-se no Festival Internacional de Búzios em 2000 e no Festival Tribulaciones em Buenos Aires, em 2001. No mesmo ano, Alex fez parte do quinteto instrumental Solari Jazz, abrindo a série Mês do Jazz, no Teatro do BNDES-RJ.

Clique para ampliar.
O artista também teve participação no concerto em comemoração ao Centenário de Ary Barroso, realizado na Universidade Federal Fluminense - UFF, ao lado da Orquestra Sinfônica Nacional da UFF, onde também se apresentaram Jamelão, Ademilde Fonseca, Teresa Cristina e muitos outros ícones da música brasileira.

Na mesma época, o baixista acompanhou o guitarrista Victor Biglione, apresentando-se no Festival Internacional de Búzios em 2000 e no Festival Tribulaciones em Buenos Aires, em 2001. Integrou também o quinteto instrumental Solari Jazz, abrindo a série Mês do Jazz no Teatro do BNDES–RJ, em 2001.

O artista também teve participação no concerto em comemoração ao Centenário de Ary Barroso, realizado na Universidade Federal Fluminense - UFF, ao lado da Orquestra Sinfônica Nacional da UFF, onde também se apresentaram Jamelão, Ademilde Fonseca, Teresa Cristina e muitos outros ícones da música brasileira. Alex também fez parte da banda do programa "Gente Inocente" da Rede Globo, onde gravou musicais de inúmeros artistas como Ed Motta, Simone, Baby do Brasil e Pepeu Gomes.





Gravando ao lado de artistas como Ed Motta, Simone, Baby do Brasil e Pepeu Gomes, Alex também fez parte da banda do programa "Gente Inocente", da Rede Globo.

Em shows instrumentais, Alex tocou com os grandes Mestres Zé Paulo, Marcos Nimrichter, Paulo Malaguti, Chico Batera, Osmar Milito Trio, Márcio Hallack, Dino Rangel e Carlos Malta. Junto ao pianista e compositor Márvio Ciribelli, o artista participou do projeto "Fazendo o que gosta" que reuniu músicos de alto nível, entre 2001 e 2004, todos os domingos, no Bar Orquídea, em Niterói.

Clique para ampliar.


Em seu CD de estreia, "Boas Novas", lançado em 2003 pelo selo Niterói Discos, Alex Rocha mostra como compositor e contrabaixista uma síntese de ritmos brasileiros, jazz-fusion e música latina, com destaque para as improvisações sobre melodias e harmonias inspiradas em Toninho Horta, como em "Sambando na Horta", Michel Camilo, Bill Evans, Jaco Pastorius e John Patitucci. O CD tem participações especiais de Márcio Bahia, Arthur Maia, Paulo Malaguti, Marcos Nimrichter, Dario Galante e Zé Carlos. Também pelo Selo Niterói Discos, Alex lançou o álbum “Cachet!”, em 2011, em uma parceria com o guitarrista Marcelo Frisieiro, trazendo ao público do Teatro Municipal um pouco mais da sua versatilidade como baixista instrumental.



Tags:






Publicado em 12/11/2016

Orígenes
Rafael Vicente
Antonio Parreiras (1860-1937) Leia mais ...
Emanuel Monjardim
Thereza Brunet
Pinto Bandeira (1863-1896) Leia mais ...
Cândida Boechat
Ítalo Campofiorito (1933-2020) Leia mais ...
Anna Letycia Quadros (1929-2018) Leia mais ...