O Museu de Arte Contemporânea de Niterói abre, no dia 16 de dezembro, a sexta edição da exposição coletiva "Suburbanidades: O lugar da periferia na arte contemporânea", que apresenta obras, potencializadas pelo olhar poético dos subúrbios, de vinte e oito artistas. A curadoria é assinada por Cynthia Dias e por Sissa de Assis.

O público vai poder ver, na varanda do Museu, cerca de 40 trabalhos, com técnicas variadas, entre pintura, fotografia, escultura, objeto, instalação e site specific.

Segundo a idealizadora do projeto Cynthia Dias, “Suburbanidades “é uma iniciativa que visa divulgar os artistas existentes nas áreas fora do eixo Centro/Zona Sul do Rio de Janeiro, assim como a linguagem visual produzida pelos territórios periféricos”. O objetivo é iniciar um movimento orgânico de diálogo artístico e estético entre as regiões do Estado do Rio de Janeiro.

A representatividade expandida da mostra apresenta obras interligadas por temáticas afins, convergência entre protestos, processos de resistência criativa, potências femininas, dinâmicas territoriais, pluralidade LGBTQIA+ e poíesis suburbana.

Artistas participantes: A. Mapô, Alexandre Paes, Aluana, Ana Bia Novais, Andréa Hygino, Bea Simões, Bia Gonçalves, Day Rosa, Edzita SigoViva, Fábio Muniz, Fátima Aguiar, Georgia Silva Chagas, Hully Roque, Isabela Cordeiro, Juliana Trajano, Karine Souza, Kimera Moreira, Maria Cristiane, Marlon Chapeleiro, Monique dos Santos Ribeiro, Monique Serenado, Myllena Araujo, Paulo Jorge Gonçalves, Rafael Amorim, Roberta Vaz, Tâmisa Pereira, Tayná Alcantara e Thais Basilio


Sobre as curadoras:

Cynthia Dias

Arte educadora, curadora independente e grafiteira. Licenciada em Belas Artes pela UFRRJ (2017) com período sanduíche em História da Arte pela Universidade de Coimbra (2010-2012). É idealizadora e produtora dos projetos Suburbanidades – O Lugar da Periferia na Arte Contemporânea e Mostra Sala Preta. Faz parte do grupo de pesquisa CNPQ/IBRAM "Artistas Negros e Representações do Negro no acervo do MNBA" e da "Brabas Crew", um grupo de grafiteiras mulheres. Ganhadora do Prêmio Cultura + Diversidade (2017) e do Prêmio Arte Escola (2020), ambos da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro.

Junior Coruja

Mestre em Arte e Cultura Contemporânea pelo PPGARTES-UERJ. Possui, ainda, Licenciatura em Artes Visuais pela mesma instituição. Arte-educador, oficineiro, tarólogo e produtor cultural desde 2014 pelo Instituto Cultural Grupo 100% Suburbano. Participou como assistente curatorial na mostra Natureza Concreta em 2017 na Caixa Cultural. Elaborou os textos críticos para o catálogo da mostra “Urbanas Mutações - da Matéria ao Espírito” em 2020. Elaborou, ainda, o texto curatorial da mostra individual “Pele Sobre Pele” de Alex Pitanga na Casa Amarela em 2012. Integra atualmente o conselho consultivo da Revista Acadêmica Círculo de Giz.

Protocolos sanitários:

Todos os protocolos sanitários serão seguidos, como a obrigatoriedade do uso de máscaras. Com base no decreto municipal nº 14.141/2021 e no plano Novo Normal da Prefeitura de Niterói, a Secretaria das Culturas e a Fundação de Arte de Niterói estabeleceram novas normas para o funcionamento dos equipamentos culturais da cidade. Desde 1º/10/2021 é necessário apresentar comprovante de vacinação contra a COVID-19 em dia, para entrar nos equipamentos culturais de Niterói. O comprovante de vacinação pode ser apresentado no formato impresso ou digital e deve ser acompanhado de um documento com foto.


Serviço

Exposição coletiva "6ª Suburbanidades: o lugar da periferia na arte contemporânea"
Curadoria: Cynthia Dias e Sissa de Assis.
Abertura: quinta-feira, 16 de dezembro de 2021, das 16h às 20h.
Período de visitação: de 17 de dezembro de 2021 a 12 de fevereiro de 2022
De terça a domingo, das 10h às 18h.

Ingresso: R$ 12 (inteira). Estudantes, professores e pessoas acima de 60 anos pagam meia (R$ 6). Entrada gratuita para estudantes da rede pública (ensino médio), crianças de até 7 anos, portadores de necessidades especiais, moradores ou nascidos em Niterói (com apresentação do comprovante de residência) e visitantes de bicicleta. Na quarta-feira, a entrada é gratuita para todos.

Local: MAC - Museu de Arte Contemporânea de Niterói - varanda
Endereço: Mirante da Boa Viagem, s/n, Niterói
Informações: (21) 2722-1543 | mac@macniteroi.com.br |

Natal e Réveillon: O museu estará fechado (galerias internas e pátio), nos dias 24 e 25 de dezembro e de 31 de dezembro de 2021 a 3 de janeiro de 2022.








Publicado em 10/12/2021

Artista portuguesa Bela Silva celebra a natureza no MAC Niterói De 06 de abril a 12 de maio
MAC apresenta 'Cinco convites a um levante', de Alex Frechette De 02 de março a 12 de maio de 2024
MAC Niterói apresenta exposição coletiva "Outras paisagens" De 06 de abril a 26 de maio de 2024
MAC Niterói abre exposição em homenagem às trabalhadoras do mar De 09 de março a 16 de junho
MAC como Obra de Arte ENCERRADA
Ocupações/Descobrimentos Antonio Manuel e Artur Barrio ENCERRADA
Arte Contemporânea Brasileira Coleções João Sattamini e MAC de Niterói ENCERRADA
Detalhes e iluminação que fazem a diferença no trabalho de Magno Mesquita Leia mais ...
No MAC Niterói, "Visões e (sub)versões - Cada olhar uma história" ENCERRADA