MAC NAS PRAÇAS DA CIDADE
 
 
Baixe a agenda do mês

Clique para ampliar
No ritmo das comemorações dos 440 anos de Niterói, o Museu de Arte Contemporânea lança o programa "Irradiação - MAC nas Praças!" e vai levar para Praças da cidade, durante 4 sábados (9, 16, 23 e 30/11), obras de arte (réplicas), da Coleção Sattamini e Coleção MAC, dos artistas contemporâneos Jarbas Lopes, Felipe Barbosa, Ernesto Neto e Floriano Romano.

O projeto terá início no Horto do Fonseca (Alameda São Boaventura, 770), neste sábado, dia 9 de novembro, das 10h às 16h. No dia 16, será a vez do Campo de São Bento, em Icaraí; dia 23, as obras estarão no Parque Palmir Silva, no Barreto; e no dia 30/11, a exposição chega ao Largo da Batalha.

O conceito de irradiar o museu para cidade, através de ações extramuros, faz parte da política curatorial adotada pela atual gestão. A ideia é que o museu amplie seu campo de atuação para um público que nunca ou raramente teve qualquer contato com a arte contemporânea e que possa, através dessa oportunidade, despertar o interesse para esse tipo de linguagem.
Partícula Passo, 1988 - Ernesto Neto. Clique para ampliar


Visto a vulnerabilidade e segurança das obras, foram selecionados trabalhos de artistas da Coleção Sattamini e da Coleção MAC de Niterói, que podem ser facilmente "reproduzidos", para atender ao programa sem comprometer a qualidade conceitual e estética. No entanto, será organizada, simultaneamente, a mesma exposição no MAC de Niterói, porém com as obras originais. Assim, o campo de discussão sobre arte contemporânea através de conceitos como apropriação/deslocamento, coleção/acervo, objeto/arte, museu/cidade, ética/estética será ampliado, ao mesmo tempo em que a população será estimulada a visitar o museu e conhecer as obras originais.

Desembolaembola, 1997 - Jarbas Lopes. Clique para ampliar
Com a coordenação de Márcia Muller e Sabrina Curi, o projeto contará com uma equipe de educadores que ficará responsável por desenvolver um programa de ativações e leituras das obras, aproximando o público e proporcionando uma experiência singular com o universo da arte contemporânea.

O programa conta com a parceria dos departamentos de museologia e educação do MAC, além da colaboração direta dos artistas que gentilmente concederam a reprodução de seus trabalhos para fins de um programa de educação e irradiação do museu para cidade.


Serviço:

"Irradiação - MAC nas Praças!"

Exposição de obras de arte (réplicas), da Coleção Sattamini e Coleção MAC, dos artistas contemporâneos Jarbas Lopes, Felipe Barbosa, Ernesto Neto e Floriano Romano

Datas/locais:

09/11 - Horto do Fonseca, Fonseca
16/11 - Campo de São Bento, Icaraí
23/11 - Parque Palmir Silva, Barreto
30/11 - Largo da Batalha

Horário: Sempre das 10h às 16h
Gratuito
Informações: 2620-2400




Publicado em 07/11/2013






Publicado em
Tags ,


Exposição: "Eu só vendo a vista", do artista Marcos Chaves
MAC Niterói inaugura exposição inédita da sua coleção
MAC como obra de arte
Mac Niterói recebe "Olha, imagina, escuta, sente"
Performance teatral aborda o autismo, no MAC
Mirante da Boa Viagem, s/nº - Boa Viagem, Niterói - RJ, 24210-390 | Tel:(+55 21) 2620-2481 e 2722-1543 | Email: mac@macniteroi.com.br