MAC EXIBE CINCO ARTISTAS EM "BIOGRAFIA INCOMPLETA"
 
 
Baixe a agenda do mês



MAC de Niterói abre "Biografia Incompleta" – uma exposição com obras de cinco importantes artistas selecionados por João Sattamini, dono da coleção.

Um lugar histórico com uma arquitetura que é referência mundial – obra do arquiteto Oscar Niemeyer – e um acervo muito importante. Assim é o Museu de Arte Contemporânea de Niterói – MAC de Niterói – que abre, no dia 6 de julho, sábado, às 17h, a exposição "Biografia Incompleta", com cerca de 20 obras – um recorte especial da Coleção João Sattamini. A curadoria é de Guilherme Vergara, também Diretor do museu.

"Biografia Incompleta" é o nome da obra do artista Antonio Dias e a primeira adquirida por João Sattamini, que impulsionou a sua grande coleção (hoje com cerca de 1.200 obras). Para essa exposição, o próprio Sattamini selecionou cinco artistas (Antonio Dias, Nelson Leirner, Rubens Gerchman, Loio Pérsio e Raymundo Colares). Este conjunto representa o entrelaçamento entre biografia da coleção e do colecionador, assim como das múltiplas poéticas da arte contemporânea brasileira.

O nome da mostra não poderia ser mais apropriado. Do encontro entre João Sattamini e Antonio Dias, em Milão - Itália, em meados dos anos 70, se inaugura também a história de uma amizade e um percurso singular entre artista e colecionador. "Esta mostra está sendo constituída por um percurso transversal aos eixos curatoriais baseados na história da arte e abordagens conceituais sobre um conjunto de obras. 'Biografia Incompleta' passa então a ser o título e o sentido simbólico desta exposição como um outro percurso curatorial irradiando da seleção destes 5 artistas", explica Vergara.

Com a exposição, o MAC traz para o centro do museu um cruzamento especial entre história da arte e de vidas, envolvendo a coleção que deu origem e missão para o museu.

Curadoria: Luiz Guilherme Vergara
Colaboração: Marcia Müller – Responsável pelo Acervo Sattamini
Assistentes de pesquisa curatorial : Igor Valente





    "Uma coleção só existe se puder ser vista, comparada com as outras, analisada em suas possíveis deficiências e na sua dinâmica de crescimento. Ela deve servir para que artistas a usem em seu processo de aprendizado, alem de instrumento para a permuta entre instituições para suas exposições. Acredito que neste caso, Niterói, cidade intrinsecamente ligada à cultura, poderá ter acesso ao que de melhor puder ser mostrado em termos de artes plásticas."

    João Sattamini, colecionador, 2006

o
    "Com o título Biografia Incompleta, nome da obra de Antonio Dias que iniciou sua coleção em 1967, apresentamos esta mostra, entrelaçando a vida do colecionador-coleção João Sattamini a um percurso de cinco décadas de história da arte e cultura brasileira que culmina com a construção do MAC de Niterói. Curiosamente, nesta obra é traçado um percurso geométrico aberto, tal como se identifica colecionador, com uma cartografia espelhada entre arte e vida onde se registra a inauguração de um futuro de afetos e amizades através de sua coleção.

    Biografia Incompleta passa então a ser o título e o sentido simbólico desta exposição como um outra mirada sobre a coleção tendo como pontos de partida a seleção de cinco artistas feita pelo próprio Sattamini. Reunimos no salão principal do MAC as escolhas de Sattamini – cinco artistas, cinco entradas e cinco sentidos de expressão através das obras de Antonio Dias, Loio-Pérsio, Nelson Leirner, Raymundo Colares e Rubens Gerchman. Entrelaçam-se lembranças entre aquisição de obras e momentos especiais que contam histórias indissociáveis entre coleção e transformações poéticas e criticas da arte brasileira.


    Luiz Guilherme Vergara



Serviço:

Exposição "Biografia Incompleta"
Abertura: 6 de julho (sábado), às 17h
Em cartaz até 29 de setembro

MAC de Niterói (Mirante da Boa Viagem s/nº)
Horário de visitação: de terça a domingo, das 10h às 18h
Ingressos a R$6,00

Estudantes, professores e pessoas acima de 60 anos pagam meia (R$3,00)
Entrada gratuita para estudantes da rede pública (ensino médio), crianças abaixo de 7 anos e portadores de necessidades especiais.
Entrada gratuita também às quartas-feiras

Obs.: a bilheteria encerra suas atividades 15 minutos antes do horário de fechamento do museu.
Informações: (21) 2620-2400/ (21) 2620-2481




Publicado em 11/07/2013






Publicado em
Tags Antonio Dias, Nelson Leirner, Rubens Gerchman, Loio Pérsio, Raymundo Colares,


MAC Niterói recebe instalação “De onde não se vê quando se está”
“Versão oficial”, do artista Bruno Faria (varanda)
Horários e condições de acesso à instalação - "De onde não se vê quando se está"
Don't you (forget about me)
Três novas exposições ocupam o MAC
Mirante da Boa Viagem, s/nº - Boa Viagem, Niterói - RJ, 24210-390 | Tel:(+55 21) 2620-2481 e 2722-1543 | Email: mac@macniteroi.com.br