EPHEMERA: DIÁLOGOS ENTRE-VISTAS, NA REABERTURA DO MAC
 
 
Baixe a agenda do mês

O Museu de Arte Contemporânea recebe, a partir de 16 de junho de 2016, a exposição "Ephemera: Diálogos Entre-Vistas". Essa mostra reúne diferentes gerações da história da arte contemporânea brasileira a partir dos anos 50 e conta com obras da Coleção João Sattamini/MAC Niterói.

Ocupando o Salão Principal e o Mezanino, a exposição, que conta com a curadoria de Luiz Guilherme Vergara, expõe trabalhos de mais de 40 artistas. Entre eles, Anna Bella Geiger, Antonio Dias, Cildo Meireles, Ione Saldanha, Lygia Clark e Tunga (falecido no último dia 6 de junho). A mostra terá longa duração e parte das obras será substituída ao longo do período de exposição.

Clique para ampliar
Em "Ephemera: Diálogos Entre-Vistas", as diferentes gerações da história da arte contemporânea brasileira presentes nas Coleções MAC e João Sattamini funcionam como vozes e testemunhas de uma época que não acabou. São 60 anos de arte simultaneamente representados nas obras (esculturas, objetos e pinturas) destes artistas, com três participações especiais incluídas neste conjunto de obras - Ricardo Basbaum e Daniela Mattos, além do artista visual Daniel Leão, com o vídeo que reúne entrevistas do projeto "Amor Pela Arte".

"Uma coleção de obras de arte não é um simples "coisário", mas sim um relicário de cruzamentos de vidas e ressonâncias de múltiplas vozes e narrativas. Assim, o sentido público de expor e do museu do contemporâneo não se limita a perpetuar histórias e narrativas fixas do passado, mas promover a sua atualidade e atualização permanente pela produção e inauguração de modos de entre-vê-las em diálogos com a sociedade. Por isso também trazemos os conceitos da física de "Ephemeras e Momentum" para inaugurar esta abordagem curatorial orgânica e relacional entre a coleção e a inspiradora arquitetura circular do museu como lugar de múltiplas ‘contemporalidades’ da arte, da existência e do universal. A exposição é, antes de mais nada, um acontecimento de encontros com o tempo presente. Acrescenta-se, então, o cuidado da escolha das obras, que terão o papel de guardiães do tempo em diálogos entre-vistas com as exposições temporárias, a co-movente arquitetura redonda de Oscar Niemeyer e principalmente, os visitantes passageiros da nossa época - Ephemera", explica Luiz Guilherme Vergara, Diretor do MAC de Niterói e curador da mostra.


MAC Niterói

Símbolo da cidade, patrimônio nacional e considerado uma das maravilhas arquitetônicas do mundo, o Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC Niterói) – está sendo reaberto oficialmente depois de passar por um inédito conjunto de obras. Os visitantes vão encontrar um museu mais sustentável e com inovações. A reabertura do MAC marca também o lançamento do programa ‘MAC+20’, com exposições que ressaltam a importância e potência histórica da Coleção MAC Sattamini e, simultaneamente, celebram novas perspectivas curatoriais, através de colaborações nacionais e internacionais.


Clique para ampliar.



Serviço:

"Ephemera: Diálogos Entre-Vistas", coletiva
Curadoria: Luiz Guilherme Vergara
Local: Salão Principal e Mezanino
Abertura: 16 de junho de 2016
Visitação: Exposição de longa duração

De terça a domingo, das 10h às 18h. A bilheteria fecha 15 minutos antes do término do horário de visitação. Valor do ingresso: R$ 10 (entrada gratuita às quartas-feiras). Estudantes, professores e pessoas acima de 60 anos pagam meia. Entrada gratuita para estudantes da rede pública (ensino médio), crianças de até 7 anos, portadores de necessidades especiais e moradores ou nascidos em Niterói (com apresentação do comprovante de residência) e visitantes de bicicleta.

Artistas: Abraham Palatnik, Angela Freiberger, Anna Bella Geiger, Antonio Dias, Antonio Henrique Amaral, Antonio Manuel, Artur Barrio, Cildo Meireles, Cláudio Paiva, Cristina Salgado, Daniela Mattos, Dudi Maia Rosa, Eduardo Sued, Eliane Duarte, Emmanuel Nassar, Farnese de Andrade, Flavio-Shiró, Franz Weissmann, Iole de Freitas, Ione Saldanha, Ivens Machado, João Câmara, Jorge Duarte, Jorge Fonseca, Jorge Guinle, José Rufino, Katie Van Scherpenberg, Leda Catunda, Luiz Alphonsus, Luiz Ernesto, Luiz Zerbini, Lygia Clark, Nelson Leirner, Raymundo Colares, Ricardo Basbaum, Roberto Magalhães, Rodrigo Petrella, Rubens Gerchman, Tunga, Victor Arruda, Waltércio Caldas e Wanda Pimentel.

Museu de Arte Contemporânea - MAC
Endereço: Mirante da Boa Viagem, s/n – Niterói RJ
Informações: 21 2620 2400 / 2620 2481




Publicado em 13/06/2016






Publicado em
Tags ,


Três novas exposições ocupam o MAC
Festival do Rio no MAC
Inscrições abertas para o III Prêmio Reynaldo Roels Jr.
MAC Niterói apresenta a primeira edição do ano do MAC Fórum
Exposição: "Eu só vendo a vista", do artista Marcos Chaves
Mirante da Boa Viagem, s/nº - Boa Viagem, Niterói - RJ, 24210-390 | Tel:(+55 21) 2620-2481 e 2722-1543 | Email: mac@macniteroi.com.br