MÚLTIPLOS OLHARES, NO MAC
 
 
Baixe a agenda do mês

O Museu de Arte Contemporânea de Niterói, no ano de comemoração de seus 15 anos, prepara uma grande festa. Trata-se do projeto "MAC de Niterói - 15 anos: Múltiplos olhares", que consiste em oferecer ao público duas exposições, um livro, um seminário, ações educativas e um hotsite para o projeto. A curadoria do evento será feita pelos fotógrafos Paulinho Muniz, Roberto Gomes, do historiador da arte Guilherme Bueno e da museóloga Telma Lasmar.

Proposto para o período de maior visitação do museu - de 3 de setembro de 2011 a 26 de fevereiro de 2012, o evento "MAC de Niterói - 15 anos: Múltiplos olhares" será visto e usufruído por cerca de 60 mil pessoas, dentre moradores das cidades, cariocas e turistas brasileiros e estrangeiros. Espaço democrático, o MAC de Niterói é perfeitamente adaptado no que concerne ao acesso, mobilidade e serviços para pessoas portadoras de necessidades especiais, como determina o Inciso II do artigo 27 do Decreto 5.761/06.

O objetivo principal do projeto é apresentar ao público o olhar acurado de fotógrafos brasileiros sobre o edifício que é uma das obras primas do arquiteto Oscar Niemeyer e que projetou a cidade de Niterói no cenário cultural e turístico nacional e internacional. O prédio do MAC de Niterói, desde sua inauguração, foi fotografado por milhares de pessoas encantadas com suas formas, suas curvas e sua harmonia com o magnífico entorno: A Baia de Guanabara. Foi cenário de filmes, campanhas, publicitárias, editoriais de moda, programas de televisão, revistas de arquitetura, tema de dissertações teses e artigos. Por tudo isso, vale comemorar!

Uma das ações propostas é a exposição Múltiplos Olhares, onde 15 fotógrafos convidados produzirão trabalhos inéditos para a exposição. As obras serão doadas para a coleção do museu. A curadoria da ação será feita pelos fotógrafos Paulinho Muniz, Roberto Gomes e pela museóloga Telma Lasmar. No espaço interno do museu ficarão as obras de 13 artistas e numa pinhole que será instalada no pátio exporão 2 fotógrafos. Será feito, ainda, um projeto educativo para escolhas, famílias e público em geral, apresentando-lhes o processo de criação da fotografia e sensibilizando-os para desenvolverem seu olhar artístico sobre o museu.


Fotógrafos Convidados

Caio Reisewitz
Cláudia Jaguaribe
César Barreto
Custódio Coimbra
Eduardo Garcia
Evandro Teixeira
Heitor Magaldi
Kadu Niemeyer
Miguel do Rio Branco
Paulinho Muniz
Roberto Soares Gomes
Sebastião Barbosa
Silvestre Machado
Tuca Reines
Vicente de Melo


Serviço

"Múltiplos Olhares" - Coletiva de 15 fotógrafos
Curadoria: Paulinho Muniz, Roberto Gomes e Telma Lasmar.
Local: Mezanino
Abertura: 14 de dezembro de 2012
Visitação: 14 de dezembro de 2012 a 24 de fevereiro de 2013

Museu de Arte Contemporânea - MAC
Endereço: Mirante da Boa Viagem, s/n – Niterói RJ
Informações: 21 2620 2400 / 2620 2481




Publicado em 01/12/2012






Publicado em
Tags ,


MAC Niterói apresenta a primeira edição do ano do MAC Fórum
Exposição: "Eu só vendo a vista", do artista Marcos Chaves
MAC Niterói inaugura exposição inédita da sua coleção
MAC como obra de arte
Mac Niterói recebe "Olha, imagina, escuta, sente"
Mirante da Boa Viagem, s/nº - Boa Viagem, Niterói - RJ, 24210-390 | Tel:(+55 21) 2620-2481 e 2722-1543 | Email: mac@macniteroi.com.br