VOCÊ JÁ VIU UM? – MARCOS DUARTE
 
 
Baixe a agenda do mês

Com a curadoria de João Carlos Goldberg, o artista Marcos Duarte apresenta, no Museu de Arte Contemporânea - MAC, de 7 de junho a 24 de agosto de 2014, uma mostra composta por 11 tatus-bolas esculpidos em madeira. Nas 11 peças que se distribuem no espaço, bola e bicho mesclam seus atributos híbridos. São sólidos, múltiplos, em escala ampliada, que exaltam a singularidade daquele que, como mascote da Copa do Mundo de 2014, se destina a desaparecer no fluxo de um evento espetacular.

O objetivo da exposição é evocar o encontro do espectador com a materialidade do tatu-bola, cuja referência simbólica remete a todos a potencial inexistência destes animais na natureza. Além da clara preocupação com a extinção do animal, a mostra coloca a própria arte como uma pergunta: O que se esconde por trás do que vemos? “Ao romper com essa condição de ausência e de alienação evocada por sua não-presença (uma quase não-existência), o que se propõe é resgatar esses objetos/seres que têm como missão evocar sentidos e significados em um mundo onde o sólido se evapora”, explica o artista.

Clique para ampliar
Marcos Duarte iniciou sua trajetória autodidata na expressão de uma técnica escultórica que invoca a tradição do naturalismo descritivo que prosperou no Brasil, a partir do século 17. Suas reproduções em madeira de espécies da fauna brasileira foram apresentadas, em 2007 e 2008, respectivamente, nas suas primeiras exposições individuais, no Centro de Visitantes do Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro, e no estande do Brasil na EXPOZARAGOSA 2008, em Zaragosa, na Espanha, a convite do Ministério do Meio Ambiente.

Em 2009, orienta-se para a arte contemporânea, na companhia de João Goldberg, na Escola de Artes Visuais, no Rio de Janeiro. Sob essa perspectiva, aprimora estudos em madeira que resgatam seu estatuto essencial como matéria-base da sociedade, aliando acuidade técnica e ilusão em um naturalismo contemporâneo, em experimentações que prenunciam aprofundamentos futuros.


Serviço

"Você já viu um?", de Marcos Duarte
Curadoria: João Carlos Goldberg
Local: Pátio
Abertura: 7 de junho de 2014
Visitação: 7 de junho a 24 de agosto de 2014

Museu de Arte Contemporânea - MAC
Endereço: Mirante da Boa Viagem, s/n – Niterói RJ
Informações: 21 2620 2400 / 2620 2481




Publicado em 01/06/2014






Publicado em
Tags Marcos Duarte,


Mac Niterói recebe "Olha, imagina, escuta, sente"
Performance teatral aborda o autismo, no MAC
Contatos - MacNiterói
MAC Niterói ficará lilás em homenagem às mulheres
MAC Niterói recebe "Varanda Circular" de Leonardo Tepedino
Mirante da Boa Viagem, s/nº - Boa Viagem, Niterói - RJ, 24210-390 | Tel:(+55 21) 2620-2481 e 2722-1543 | Email: mac@macniteroi.com.br