O BRASIL É O MEU ABISMO – DANIEL SANTIAGO
 
 
Baixe a agenda do mês

O Museu de Arte Contemporânea recebe de 7 de junho a 24 de agosto de 2014, a exposição "O Brasil é o meu abismo", do artista pernambucano Daniel Santiago. Com curadoria de Cristiana Tejo e Zanna Gilbert, esta exposição promete criar chaves de entendimento para o universo poético do artista, evidenciando questões existenciais e experimentais que o motivaram ao longo de seus mais de 50 anos de produção.

Daniel, que vem se tornando referência na arte contemporânea brasileira nos últimos anos com o aumento da visibilidade de seu trabalho, foi um dos primeiros brasileiros à dedicar-se à arte experimental. Na sua produção, apresenta a cidade, o corpo e outros elementos integrantes dos trabalhos que dialogam energicamente com o entorno. Recorrendo a experimentos para criar obras que questionam os próprios estatutos da arte, o artista gera ricos diálogos com o público, marcados pela ironia e pela exploração de questões existenciais, sem esquecer das críticas políticas, sociais e do Meio Ambiente.

Clique para ampliar
Pernambucano de Garanhuns, Daniel Santiago formou-se em artes plásticas pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Pernambuco. Começou sua carreira em fins dos anos 1960, sendo mais conhecido a partir dos anos 1970. Atua no questionamento político do estatuto da arte local, utilizando a cidade, o corpo e outros materiais efêmeros como linguagem. Seus experimentos buscam diálogos com o público, através de abordagens irônicas, críticas e políticas para a produção de trabalhos que comunicam-se com seu contexto social, cultural, etc.

Foi companheiro de Paulo Bruscky em inúmeras obras durante aproximadamente 25 anos, produzindo obras em diversas mídias, tais como performances, vídeos e desenhos. Daniel lecionou na Universidade Católica de Pernambuco, na Universidade Federal de Pernambuco e na Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Participou de várias comissões julgadoras em salões de arte e também participou de mais de cem exposições no Brasil e no exterior. Jornalista aposentado, o artista tem algumas de suas obras no acervo de diversos museus, como o Museu de Arte Moderna de São Paulo, o Museu de Arte do Rio e o Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães – MAMAM, localizado em Recife.


Serviço

"O Brasil é o meu abismo", de Daniel Santiago
Curadoria: Cristiana Tejo e Zanna Gilbert
Local: Salão Principal
Abertura: 7 de junho de 2014
Visitação: 7 de junho a 24 de agosto de 2014

Museu de Arte Contemporânea - MAC
Endereço: Mirante da Boa Viagem, s/n – Niterói RJ
Informações: 21 2620 2400 / 2620 2481




Publicado em 01/06/2014






Publicado em
Tags Daniel Santiago,


Exposição: "Eu só vendo a vista", do artista Marcos Chaves
MAC Niterói inaugura exposição inédita da sua coleção
MAC como obra de arte
Mac Niterói recebe "Olha, imagina, escuta, sente"
Performance teatral aborda o autismo, no MAC
Mirante da Boa Viagem, s/nº - Boa Viagem, Niterói - RJ, 24210-390 | Tel:(+55 21) 2620-2481 e 2722-1543 | Email: mac@macniteroi.com.br