EXPOSIÇÃO "COMPASSO", DE ANTON STEENBOCK
 
 
Baixe a agenda do mês

O Museu de Arte Contemporânea recebe de 8 de fevereiro a 29 de março de 2016, a exposição "Compasso", do artista alemão Anton Steenbock. Com curadoria de Guilherme Bueno, trata-se de um único trabalho que ocupa toda a Varanda, espaço com vista panorâmica para a Baía de Guanabara, simultaneamente com a exposição de Rui Macedo, "In Situ: Carta de Intenções".

A obra será uma instalação sonora a ser percebida em todo o ambiente, a 360°. "A decisão desta proposta parte da necessidade de competir com uma obra projetada por um grande arquiteto brasileiro e com a paisagem da Baía de Guanabara. Para isso, pensei em um trabalho que, ao invés de ter um apelo visual, chamasse para outro sentido: a audição", explica o artista.

Para compor a exposição, Anton capturou o som de um avião em miniatura rodando o espaço de aeromodelismo do Aterro do Flamengo, no Rio – projetado pelo paisagista Burle Marx, nos anos 60. Essas gravações serão amplificadas através de caixas sonoras posicionadas na Varanda do MAC.


Mais sobre o artista

Anton Steenbock nasceu em Frankfurt, Alemanha. Vive e trabalha entre o Rio de Janeiro e Berlim. Com mestrado em Belas Artes em 2005 em Berlin (UDK), Steenbock foi aluno de Lothar Baumgarten e tutor da "Sala Livre/Freieklasse", da Universidade de Belas Artes Berlim. No Brasil, participou da Universidade de Verão do Capacete, do Programa Aprofundamento do Parque Lage e fez diversas residências como o Inhame, no Rio de Janeiro e o Atelier Novo, em São Paulo.

Entre as exposições individuais, podem ser destacadas "Da Silva Templos", Frestas Trienal de arte Sorocaba, 2014; "Da Silva Brokers" – Coletor 2014; "A-Market", Galeria Pilar, São Paulo 2013; "72 Dias/6horas/ 0Minutos/0segundos", CCSP São Paulo 2012; "Gatilhos", Galeria IBEU, Rio de Janeiro 2012; "Desnivel", SESI FIEB, Curitiba. 2012. Entre as exposições coletivas estão "Parque LAB", Parque Lage RJ; "Play", Museu do Bispo de Rosário de arte Contemporânea RJ; "Mar de Tubarão", Galeria Jaqueline Martins, SP; "Abre Alas", Galeria A Gentil Carioca, RJ; entre outras.


Serviço:

"Compasso", de Anton Steenbock
Curadoria: Guilherme Bueno
Na Varanda do MAC
Visitação: 08 de fevereiro a 29 de março de 2016

De terça a domingo, das 10h às 18h.
A bilheteria fecha 15 minutos antes do término do horário de visitação.

Museu de Arte Contemporânea (MAC)
Mirante da Boa Viagem, s/n – Niterói RJ
Informações: 21 2620 2400 / 2620 2481




Publicado em 26/01/2016






Publicado em
Tags Anton Steenbock,


MAC: Funcionamento durante o Carnaval
MAC fecha nos dias de Natal e Ano Novo
Regras para visitação e uso de imagem do Museu
Feira de Arte em Livros, no MAC Niterói
Visita de comitiva estrangeira ao MAC
Mirante da Boa Viagem, s/nº - Boa Viagem, Niterói - RJ, 24210-390 | Tel:(+55 21) 2620-2481 e 2722-1543 | Email: contatomacniteroi@gmail.com