O Cine República deste mês exibe o documentário "Epidemia de Cores" (71 min, 2016), dirigido por Mário Eugênio Saretta, no dia 10, terça-feira, às 15h, na Biblioteca Parque de Niterói, em comemoração ao Dia da Luta Antimanicomial (18 de maio). Após a exibição do filme, haverá roda de conversa.

“Epidemia de Cores” é um documentário sobre arte, loucura e liberdade. Com depoimentos de ex-internos, estagiários e moradores de um hospital psiquiátrico, o filme retrata as cores, os silêncios e as vozes daqueles que geralmente são esquecidos. Em mais de dois anos de filmagens, o diretor interagiu com os participantes, por meio de uma linguagem audiovisual ética e esteticamente sensível. São histórias e trabalhos realizados dentro de uma oficina de arte, que proporcionam um novo olhar em relação à loucura. Assuntos relacionados à arteterapia e a reforma psiquiátrica no Brasil também são abordados.

O Cine República é uma parceria entre a Biblioteca Parque de Niterói/ Fundação de Arte de Niterói (FAN), o Núcleo de Cineclubes de Niterói (NuCiNi)/ Subsecretaria de Projetos Transversais, Cooperação e Articulação Institucional/ Secretaria Municipal de Educação e o Centro de Convivência e Cultura de Niterói/ Secretaria Municipal de Saúde.

Trailer de “Epidemia de Cores": https://www.youtube.com/watch?v=7YpW52hbTW4


Serviço:

Epidemia de Cores
Data: Terça-feira, 10 de maio de 2022 Horário: 15h
Classificação: 10 anos
Duração: 71 minutos
Entrada gratuita

Onde: Biblioteca Parque de Niterói
Endereço: Praça da República, s\n,
Centro, Niterói – RJ








Publicado em 03/05/2022

Papo de Mulher traz pro debate, as entrelinhas do relacionamento abusivo 03 (terça) e 26 (sexta) de abril
Biblioteca Parque homenageia mulheres pretas em exposição De 21 de março a 31 de maio