Com quatro dias de apresentações, debates e seminários, o Projeto Arte, Educação e Cultura Visual: Interconexões, Práticas e Reflexões ocupa a Biblioteca Parque Niterói de 13 a 16 de agosto. Realizado em parceria com a UERJ, o evento inclui grafitti, DJs, dança e batalha de MCs nas apresentações culturais. Já os debates abordam temas como "Criminalização das Artes e das Culturas no Espaço Urbano", com presença da deputada federal Talíria Petrone.

PROGRAMAÇÃO
Terça-feira, 13/08 – das 14h30 às 17h
Mesa de abertura - Arte e Cidade
Mediadora: Eloiza G. Pires
• Kássia Capella – Representante da Roda Cultural de Alcântara
• Alice (Dori) – Representante da Roda Cultural de Alcântara
• Giselle Marques – Representante do Grafite
• Cleise Campos – Bonequeira e produtora cultural
• Ana Sobral – Arte Educadora e Professora da Secretaria Municipal de São Gonçalo
• Barbara Rodriguez – Produtora Cultural na cidade de São Gonçalo


A mesa de abertura discute a importância da arte e de políticas públicas que garantam a pluralidade de manifestações e expressões culturais no espaço urbano a partir das experiências de diferentes agentes dos campos educativo, artístico e cultural. Duas questões abrem este debate: De que forma a intervenção artística interfere nos modos de (re) ver a cidade? Como os afetos e os diálogos entre diferentes instâncias culturais são estabelecidos no espaço público? Os debatedores desta mesa atuam especialmente no Município de São Gonçalo – RJ.

Quarta-feira, 14/08 – das 16h às 18h
Cine na Praça
O Cine na Praça é um projeto social e cultural realizado no município de São Gonçalo, produzido e idealizado por Barbara Rodriguez, Gabriella Morais e Luiza Brito, moradoras e atuantes na cultura da cidade. O projeto se estrutura a partir da escolha de uma praça central da cidade, para a exibição de filmes selecionados de acordo com datas relevantes de cada mês e, por vezes, recebe sugestões através das suas redes sociais. Os filmes são exibidos num espaço da praça reservado para manifestações artísticas. O projeto está em na quinta edição. SOBRE O FILME: O Cine na Praça fará a exibição do filme: Cidade Cinza. 1h125m. – Documentário dirigido por Marcelo Mesquita e Guilherme Vallengo. Ano: 2014. Sinopse: Em 2008 a prefeitura de São Paulo resolveu iniciar uma política de limpeza urbana, na qual os muros da cidade seriam pintados com a cor cinza de forma a apagar as intervenções neles realizadas. Artistas como Os Gêmeos, Nunca e Nina, que tiveram importantes obras destruídas pela iniciativa, se juntam para repintar um muro de 700 metros.

Quinta-feira, 15/08 – das 16h às 18h

Roda Cultural do Alcantara

As Rodas Culturais são manifestações gratuitas e em locais abertos, com a participação do público e de fácil acesso. Intervenções de músicos, DJs, b-boys, MCs, fotógrafos, grafiteiros, poetas e diversos outros artistas continuam a se espalhar pelos municípios do Rio de Janeiro criando um intercâmbio cultural entre os jovens. A Roda Cultural do Alcântara é um coletivo sócio-cultural autogestionado. A RCA tem por objetivo promover a cultura urbana, através do melhor do hip-hop, tendo como máxima lazer e segurança para a população local. A RCA se apresentará no Arte e Cidade com batalha de rap, poesia e microfone aberto.

Sexta-feira, 16/08 – das 15h30 às 18h
A Criminalização das Artes e das Culturas no Espaço Urbano
Mediadora: Eloiza G. Pires
• Deputada Talíria Petrone
• Patrícia Santos – Profa. FFP – Políticas e juventude
• Leonardo Morais – Prof. UFRJ – Escola de Música
• MC Kirika – MC DE RAP
• Priscila – Coordenadora do projeto FUNK SOCIAL

A mesa que fechará o evento Arte e Cidade contará com a presença de pesquisadores, representantes das políticas públicas e artistas. Esta mesa tratará das interdições impostas pelo poder público à realização das intervenções urbanas, do silenciamento dessas expressões no Estado do Rio de Janeiro, especialmente pela proibição dos Bailes Funk nas favelas e pela repressão às Rodas Culturais no espaço público. Aos participantes se coloca uma questão importante: como pensar as territorialidades urbanas, numa dimensão na qual já não é mais possível separar arte, espaço urbano e vida?

SERVIÇO
Projeto Arte, Educação e Cultura Visual: Interconexões, Práticas e Reflexões
Data: de 13 a 16 de agosto de 2019, terça a sexta-feira
Horários: terça-feira, das 14h às 17h; quarta-feira, das 16h às 18h; quinta-feira, das 16h às 18h; sexta-feira, das 15h30 às 18h.
Evento gratuito
Classificação indicativa: Livre
Biblioteca Parque de Niterói
Praça de República, s/n, Centro, Niterói


Tags:






Publicado em 2019-08-13

Papo de Mulher traz pro debate, as entrelinhas do relacionamento abusivo 03 (terça) e 26 (sexta) de abril
Biblioteca Parque homenageia mulheres pretas em exposição De 21 de março a 31 de maio