Secretaria de Cultura de Niterói / Fundação de Artes de Niterói
  II CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA DE NITERÓI
 
 
Agenda
Cultura
Niterói

Baixe aqui nossa programação mensal completa
Cultura Niteri

Os próximos dois meses serão de total mobilização nacional em torno do debate cultural nas Conferências Municipais e Estaduais de Cultura.

Nos dias 17 e 18 de outubro de 2009, das 9h às 20h, no Instituto de Ciências Humanas e Filosofia da UFF, a Prefeitura e o Conselho Municipal de Cultura de Niterói realizam a II Conferência Municipal de Cultura, promovendo o encontro entre cidadãos, através da mobilização de artistas, intelectuais, grupos e entidades culturais, estudantes, professores e representantes de diversos setores do Governo Municipal, de modo a construir propostas para pautar políticas de cultura.

A II Conferência será o momento em que a sociedade civil, o governo municipal e as organizações interessadas no desenvolvimento e gestão da cultura da cidade se reunirão para discutir formas de implementar ações derivadas das diretrizes propostas na I Conferência Municipal de Cultura.

A realização das Conferências Municipais é condição indispensável para participação de delegados na Conferência Estadual, que será realizada em dezembro deste ano, e na II Conferência Nacional de Cultura, que se realizará de 11 a 14 de março de 2010, em Brasília. Cada Conferência Municipal terá direito a, no máximo, vinte e cinco delegados para representar o município na Conferência Estadual.

Os eixos temáticos das Conferências Municipais de Cultura deverão contemplar temas nacionais, incluindo questões locais: Produção Simbólica e Diversidade Cultural; Cultura, Cidade e Cidadania; Cultura e Desenvolvimento Sustentável; Cultura e Economia Criativa e Gestão; Institucionalidade da Cultura.

Já a II Conferência Nacional tem, entre os objetivos, discutir a cultura brasileira nos aspectos da memória, da produção simbólica, da gestão, da participação social e da plena cidadania; propor estratégias para o fortalecimento da cultura como centro dinâmico do desenvolvimento sustentável; promover o debate entre artistas, produtores, conselheiros, gestores, investidores e demais protagonistas da cultura, valorizando a diversidade das expressões e o pluralismo das opiniões, além de fortalecer e facilitar a formação e funcionamento de fóruns e redes de artistas, agentes, gestores, investidores e produtores culturais.

Dentre diversos nomes que participarão da Conferência, podemos destacar: Adair Rocha (Ministério da Cultura - RJ/ES), Cláudio Valério Teixeira (Secretário de Cultura de Niterói), Kátia de Marco (Subsecretária de Planejamento Cultural de Niterói), Luis Augusto Rodrigues (Presidente do Conselho Municipal de Cultura de Niterói) , Ana Lúcia Pardo (Divisão de Políticas Culturais da Regional do MINC – RJ/ES), Heliana Marinho (Coordenadora de Economia Criativa do SEBRAE) e Adriana Facina (professora da UFF e pesquisadora de culturas populares).


SERVIÇO

II Conferência Municipal de Cultura de Niterói
Data: 17 e 18 de outubro de 2009
Horário: 09 às 20h
Local: Instituto de Ciências Humanas e Filosofia (UFF)
Campus do Gragoatá - bloco O / 2 andar
Inscrições no local






Tags ,




Conheça a Lei de Cultura de Niterói, sancionada por Rodrigo Neves
Prefeito sanciona Lei de Cultura durante Conferência neste sábado
A IV Conferência Municipal de Cultura acontece nos dias 5 e 6 de dezembro
Lei do Sistema de Cultura é aprovado na Câmara
IV Conferência Municipal de Cultura de Niterói: Informe de nova data


aaaaaa

Mapa do Site

Cultura Niterói
 
Espaços Culturais
 
Programas
 
Outros
 
 
 
Portal Transparência
Contracheque Online
e-SIC
Comprovante de Rendimento
Consulta de Processos
 
Rua Pres. Pedreira, 98, Ingá - 24210-470, Niterói - RJ | Tel: (21) 2719-9900 | E-mail niteroi.culturas@gmail.com