PORTAL DA CANTAREIRA
 
 
Baixe a agenda do mês


Tombamento municipal em 06/05/1992
Lei n° 1063/92

Rua Alexandre Moura, 2 - São Domingos

Em 1906, foi inaugurado o "Estaleiro e Officina da Cia. da Cantareira", com o objetivo de fazer consertos e reparos nas embarcações. Em 1954, passou às mãos do Frupo Carreteiro. Devido ao baixo nível dos serviços e altas tarifas, em 22 de maio de 1959, houve uma grande revolta popular que incendiou a Estação Cantareira e seus anexos. Após esse evento o Governo Federal desapropriou os imóveis, que passaram ao Serviço de Transporte da Baía de Guanabara, passando em 1977 à Conerj, que por sua vez cedeu a edificação à Prefeitura em comodato, para instalação de um centro de atividades culturais. Posteriormente a administração passou para Barcas S/A.

O Portal da Cantareira é composto por três fachadas em alvenaria de tijolo, com revestimento de argamassa com rusticagem estereotômica. No frontispício simétrico, se abre um grande vão de acesso e acima dois vãos de janela, formando um corpo central de dois andares encimado por frontão adornado por escultura alegórica. As demais fachadas apresentam tramos com janelas em arco pleno no térreo e retangulares no andar superior.




Publicado em 15/01/2013






Publicado em
Tags ,


Fazenda do Engenho do Mato
A Preservação do Patrimônio Cultural em Niterói
Bens Tombados
Lei do Patrimônio Cultural
PUR Praias da Baía
Rua Presidente Pedreira, 98, Ingá - 24210-470, Niterói - RJ | Telefone (21) 2621-5050 | E-mail sculturalniteroi@gmail.com (secret) e contato.culturaniteroi@gmail.com (FAN)