SEMINÁRIO SÃO JOSÉ (PALACETE DA SOLEDADE)
 
 
Baixe a agenda do mês

Tombamento municipal em 30/12/1992
Processo n° 6.539/92

Rua Dr Carlos Maximiano, 16 - São Lourenço

Antiga sede da Fazenda da Soledade, a edificação original foi construída para residência de Francisca Elisa Xavier. Agraciada por D.Pedro II com o título de Baronesa da Sociedade em 1850. Após a morte da Baronesa, a propriedade foi vendida ao Comendador José Duarte Galvão Júnior. Em 1897, o imóvel foi cedido ao Bispado de Niterói. O Seminário São José foi, então, transferido no início do século XX, oara o velho Solar Soledade.

atual palacete é datado de 1944, sob o risco de caráter neoclássico do arquiteto italiano Antônio Forchini. Apresenta uma composição simétrica em todas as fachadas. O corpo central possui, no pavimento térreo, o acesso principal precedido por uma escada de convite. Quatro janelas, dispostas duas a duas, ladeiam a porta. No pavimento superior, cinco janelas francesas se abrem para um balcão sacado e corrido. A fachada principal se completa com a presença de dois corpos dispostos simetricamente, contendo, cada um, duas janelas por pavimento. Todo o prédio é encimado por entablamento, platibanda e frontão triangular na fachada principal, possuindo pilares e cunhais com capitéis clássicos.




Publicado em 15/01/2013






Publicado em
Tags ,


Fazenda do Engenho do Mato
A Preservação do Patrimônio Cultural em Niterói
Bens Tombados
Lei do Patrimônio Cultural
PUR Praias da Baía
Rua Presidente Pedreira, 98, Ingá - 24210-470, Niterói - RJ | Telefone (21) 2621-5050 | E-mail sculturalniteroi@gmail.com (secret) e contato.culturaniteroi@gmail.com (FAN)