Secretaria de Cultura de Niterói / Fundação de Artes de Niterói
  O SAMBA É HOMENAGEADO EM EXPOSIÇÃO NA SALA CARLOS COUTO
 
 
Agenda
Cultura
Niterói

Baixe aqui nossa programação mensal completa
Cultura Niteri

A Sala Carlos Couto estreia na terça-feira, 10 de agosto, a exposição "Samba na alma, samba no pé" do Coletivo Entreartes. Idealizado pela produtora cultural Cacau Dias, o projeto valoriza os artistas locais e fica em cartaz até 28 de setembro. No dia da abertura acontece a gravação da cantora Mona Vilardo e o violonista Leandro Junnhyor.

Com curadoria de Ana Schieck, os artistas plásticos Bia Torres, Cesar Coelho Gomes, Lia Berbert, Renata Barreto, Rudi Sgarbi e Wil Catarina mostram seus trabalhos inspirados nesse patrimônio cultural, com cada um mostrando à sua maneira a poética e um pouco desse espírito, que fala muito de miscigenação, de integração e de resistência que são próprias do nosso país.


Rudi Sgarbi, Lia Berbert, César Coelho Gomes, Renata Barreto, Bia Torres e Wil Catarina - Foto de Alex Ramos.


Clementina de Jesus, Cartola, Donga e Adoniran Barbosa recebem a reverência de Rudi Sgarbi, ele usa interferências digitais e um toque azul de aquarela para realçar a aura dos mestres no altar dos compositores.

Já a artista Wil Catarina retrata temas que tem cara de festa, como a feijoada, o violão, a passista e a carioca Pedra do Sal, berço dos primeiros encontros musicais.

Se Bia Torres pinta a elegância do sambista na marcação do pandeiro, Cesar Coelho Gomes joga luz e dá novos contornos aos músicos que embalam o ritmo.

Lia Berbert puxa versos de canções registradas na memória para colocar na roda desenhos florais, formas orgânicas e geométricas, homenageando clássicos como “Trem das onze” e “Andança”.

Por sua vez, Renata Barreto ilustra com seus maxibordados a história da influência africana na música, no Rio e na Bahia, na série de quadros que faz a conexão com a ancestralidade e a força feminina, nas cores e nos movimentos de dança.

Eles foram convidados a pensar como traduzir esse nosso patrimônio cultural tão alegre e tão brasileiro homenageando os músicos que embalam o ritmo, versos de canções registradas em nossas memórias, a influência das "Mulheres no Samba", a feijoada, o violão, a passista e a carioca Pedra do Sal, berço dos primeiros encontros musicais.

A visitação ocorre às terças e quintas das 10h às 16h até o dia 28 de setembro seguindo todos os protocolos de saúde. A sala dispõe de totens de álcool em gel, termômetros para aferição da temperatura na entrada, obrigatoriedade do uso de máscaras durante permanência no espaço e controle restrito a 5 pessoas por vez para evitar aglomerações.

A exposição foi contemplada pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura (Lei 3182/15).


Fotos de Alex Ramos.



SERVIÇO

Exposição "Samba na alma, samba no pé" do Coletivo Entreartes
Datas: de 10 de Agosto a 28 de setembro de 2021
Horários: Terças e quintas, das 10h às 16h
Entrada Gratuita

Para seguir os protocolos de segurança contra o COVID-19 a visitação está ocorrendo mediante agendamento pelo WhatsApp Equipe Cacau Dias: (21) 99956-5000. Apenas 5 pessoas por vez.

Sala Carlos Couto - anexa ao Teatro Municipal de Niterói
Rua Quinze de Novembro, 35, Centro






Tags Cacau Dias, Bia Torres, Cesar Coelho Gomes, Lia Berbert, Renata Barreto, Rudi Sgarbi, Wil Catarina,




Cena em Vídeo apresenta "Os Peixinhos e a Sereia Iara"
Sala Carlos Couto apresenta a atriz e cantora Rackel Soares
Projeto Cena em Vídeo apresenta 'Distância no Céu' com Giselle Leal
O boneco Deco dá dicas de higiene no Projeto Cena em Vídeo
"Quem é Você?" convida Gustavo Smis


aaaaaa

Mapa do Site

Cultura Niterói
 
Espaços Culturais
 
Programas
 
Outros
 
 
 
Portal Transparência
Contracheque Online
e-SIC
Comprovante de Rendimento
Consulta de Processos
 
Rua Pres. Pedreira, 98, Ingá - 24210-470, Niterói - RJ | Tel: (21) 2719-9900 | E-mail niteroi.culturas@gmail.com