ANTIGO ABRIGO DE BONDES
 
 
Baixe a agenda do mês

Tombamento municipal em 07/04/1993
Decreto n° 6.595/93

Rua São João, 383 - Centro

Para abrigar a usina geradora de eletricidade e as oficinas reparadoras de bondes elétricos, foi construído em 1905, pela Companhia Cantareira e Viação Fluminense, o denominado Abrigo de Bondes.

A edificação de caráter industrial possui no seu galpão principal uma estrutura metálica importada. Essa estrutura é envolvida por fachadas de alvenaria com elementos decorativos classicizantes. A fachada principal, voltada para a rua Marechal Deodoro, embora parcialmente mutilada em 1977, quando do alargamento da Av. Marquès do Paraná, ainda manrém suas características arquitetônicas. Sua empena forma um frontão constituído de entablamento e cornijas descontínuas, onde se destaca um relógio. A fachada lateral interna é de alvenaria com quinze vãos em arco pleno conferindo-lhe um caráter clássico. A partir da década de 1960, a edificação passa a servir como garagem de ônibus, dando início a um processo de degradação. Atualmente, o imóvel abriga um centro cultural e lojas.




Publicado em 15/01/2013






Publicado em
Tags ,


Fazenda do Engenho do Mato
A Preservação do Patrimônio Cultural em Niterói
Bens Tombados
Lei do Patrimônio Cultural
PUR Praias da Baía
Rua Presidente Pedreira, 98, Ingá - 24210-470, Niterói - RJ | Telefone (21) 2621-5050 | E-mail sculturalniteroi@gmail.com (secret) e contato.culturaniteroi@gmail.com (FAN)