UMEI ALBERTO DE OLIVEIRA
 
 
Baixe a agenda do mês

Tombamento municipal em 30/06/2009
Processo 110/062/1999 - Lei 2.643

Rua Evaristo da Veiga, 108 - Centro

O imóvel, edificação de apenas um pavimento, destina-se à educação infantil desde sua construção em 1925. Seu acesso se faz por um único portão situado à rua Evaristo da Veiga. Sua arquitetura bastante peculiar remete aos chalés residenciais de influência européia.

Destaca-se como elemento marcante em sua arquitetura o amplo pátio central no entorno do qual se distribuem os demais ambientes, sendo este o elemento de maior relevância na composição arquitetônica da edificação, pois seu "vazio" mantém perfeito equilíbrio com os "cheios" de ambos os volumes edificados em suas laterais. Ao fundo desse pátio estão dispostas as salas de aula que, ainda guardam suas características originais e cujas ventilações são feitas por grandes janelas, dispostas em ritmo regular na fachada posterior.

A cobertura em telhas de barro, tipo francesa, com amplos beirais, contrariando um modismo da época quando predominava o uso de platibandas, confere ao imóvel de caráter institucional uma feição residencial muito adequada ao uso infantil e ao ambiente urbano predominantemente residencial onde se insere. Essa solução de cobertura que protege satisfatoriamente as fachadas do imóvel contribuiu para sua conservação, especialmente as amplas janelas de madeira, que ainda originais, chegaram aos nossos dias em bom estado.

Apesar da robustez conferida pelo uso da pedra bruta nos pilares e nas bases das paredes externas, remetendo a um baldrame corrido, a boa proporção dos elementos arquitetônicos confere à escola uma feição graciosa.





Publicado em 15/01/2013






Publicado em
Tags ,


Fazenda do Engenho do Mato
A Preservação do Patrimônio Cultural em Niterói
Bens Tombados
Lei do Patrimônio Cultural
PUR Praias da Baía
Rua Presidente Pedreira, 98, Ingá - 24210-470, Niterói - RJ | Telefone (21) 2621-5050 | E-mail sculturalniteroi@gmail.com (secret) e contato.culturaniteroi@gmail.com (FAN)