Secretaria de Cultura de Niterói / Fundação de Artes de Niterói
  ORQUESTRA SINFÔNICA APRENDIZ NA SALA LEILA DINIZ
 
 
Agenda
Cultura
Niterói

Baixe aqui nossa programação mensal completa
Cultura Niteri

A Orquestra Sinfônica do Programa Aprendiz (OSA) vai se apresentar nesta quinta-feira, às 12h30 na Sala Leila Diniz. Formada por 40 jovens instrumentistas do Programa Aprendiz | Música na Escola, com idades entre 14 e 24 anos, a OSA conta com grupos de cordas e sopros, violinos, viola, violoncelo, flauta transversa, trombone, trompa, clarineta e fagote.

O espetáculo faz parte da programação da série "Concertos na Imprensa", que promove música de qualidade e gratuita, na sede da Imprensa Oficial, no Centro de Niterói, toda última quarta-feira do mês.

Programa Aprendiz | Música na Escola

O Programa Aprendiz | Música na Escola, um dos maiores programas socioculturais de educação musical ativos no país, é realizado na cidade de Niterói - RJ desde 2001, pela Prefeitura de Niterói e leva para as escolas municipais aulas gratuitas de iniciação musical, canto coral e prática de instrumentos de cordas, sopros e percussão.

O objetivo principal do Programa Aprendiz é ampliar o universo das artes, cultura e cidadania de crianças e jovens, através do ensino da música. Estudantes da Rede Pública Municipal de Ensino são contemplados com aulas semanais de iniciação musical, canto coral e prática de instrumentos (sopros, cordas e percussão). O programa mantém ainda um trabalho de intercâmbio cultural com a Noruega e a Alemanha.

A iniciativa contempla, hoje, mais de 2500 crianças e jovens, e o resultado tem sido alunos que se tornam professores, reproduzem conhecimento musical, entram em universidades com graduação em música com o objetivo de se profissionalizar e ganhar o mercado e ainda participam de intercâmbios culturais.

Dentre centenas de projetos musicais de todo o Brasil, o Aprendiz foi escolhido para receber workshops e complementação pedagógica da Noruega, através do Barratt Due Institute of Music, referência mundial em formação de profissionais de música clássica.

O Programa Aprendiz se afirmou ainda como escola de músicos para iniciantes, originando a Orquestra Sinfônica Aprendiz (OSA), em 2008. Hoje, a principal orquestra do Programa, a OSA, é formada por jovens aprendizes provindos das escolas envolvidas no Aprendiz, que passam a ter aulas diárias de instrumentos e prática em conjunto na Sala Aprendiz, sede da ação. Em 2011, o programa estreou a Banda Sinfônica Aprendiz (BSA); em 2014, a Orquestra Guerra-Peixe (OGP) e a Orquestra Infantil Interculturalidades - grupos de referência do Programa, resultado das ações nas escolas.

O Aprendiz conta também com conjuntos e corais nas escolas municipais. São eles: Orquestra Pendotiba (EM Sítio / Diógenes e Honorina); Orquestra Villa-Lobos (EM Villa-Lobos), Orquestra Inter I (EM Julia Cortines); Conjunto MPB (EM Portugal Neves) e Coros nas Escolas Municipais Levi Carneiro, Helena Antipoff e Paulo Freire.

Todas as formações orquestrais fazem diversas apresentações gratuitas pela cidade durante todo o ano.

Ao longo dessa trajetória de 15 anos de trabalho, - celebrados em 2016 - mais de 25 mil crianças e adolescentes já passaram pelo Aprendiz, o que o torna um dos maiores programas socioculturais de educação musical ativos no país.


Serviço

Orquestra Sinfônica Aprendiz na Sala Leila Diniz
Data: Quarta-feira, 31 de maio de 2017
Horário: 12h30
Classificação etária: livre
Entrada franca

Local: Sala Cultural Leila Diniz
Endereço: Rua Heitor Carrilho, nº 81, Centro
Telefone: (21) 2717-4055


Clique para ampliar.





CLIPPING







Camerata Aprendiz no Campo de São Bento
Grupo Regional Aprendiz no Campo de São Bento
Concerto Aprendiz no Campo de São Bento
Aprendiz na Praça: Camerata Barroca Aprendiz na Praça Araribóia
Aprendiz na Praça: Camerata Barroca Aprendiz no Horto do Fonseca


aaaaaa

Mapa do Site

Cultura Niterói
 
Espaços Culturais
 
Programas
 
Outros
 
 
 
Portal Transparência
Contracheque Online
e-SIC
Comprovante de Rendimento
Consulta de Processos
 
Rua Pres. Pedreira, 98, Ingá - 24210-470, Niterói - RJ | Tel: (21) 2719-9900 | E-mail niteroi.culturas@gmail.com