CAMILA PAOLA EXPÕE "IRREFLEXO" NA VARANDA DO MAC
 
 
Baixe a agenda do mês

O Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC) recebe a partir do dia 19 de novembro, sábado, às 10h, a exposição "Irreflexo", de Camila Paola, com curadoria de Beatriz da Matta. A instalação, contemplada pelo edital da Fundação de Arte de Niterói, fica em cartaz, na varanda do MAC, até o dia 05 de março de 2017. "Irreflexo" acontece paralela às exposições "Era uma vez...", de Vinícius Ferraz e "Vontade de Mundo".

De acordo com o diretor do MAC, Luiz Guilherme Vergara, os autores das duas mostras trazem uma pulsação fundamental para a expansão do sentido público do museu, enquanto afirmam o conceito de liberdade experimental da arte indissociável da abertura de suas intervenções, tanto para a arquitetura e paisagem, quanto para o indivíduo e sociedade.

Camila Paola apresenta na Varanda do MAC Niterói uma instalação composta por 40 espelhos (60 x 40 cm) e uma vídeo performance. Os espelhos são colocados na parede, como quadros, um ao lado do outro, fazendo um caminho de reflexo. Todos esses espelhos - metade em perfeito estado e metade danificada - têm o objetivo de provocar um questionamento sobre a obsessão da própria imagem, bem como do registro desenfreado que tem acontecido mais frequentemente nos dias atuais.

"Entre as simetrias, brotam questionamentos que encontram brechas nos sistemas, falhas na imagem e desapego, dialogando com o mito de Kali, Deusa Hindu da morte, do tempo e da transformação, que simboliza a morte do ego, do apego e das ilusões que causam sofrimento. A contaminação da imagem com os resíduos do reflexo, levam o [eu e o que está em volta] e o ]eu em volta do que ali está[ a se misturarem com quem se vê refletido", diz Beatriz da Matta.

Os espelhos direitos ficam de um lado e os danificados - parte da prata é retirada e o reflexo alterado igual – do outro, separados apenas pelo vídeo (que também possui a imagem alterada até pelas águas do mar).


Camila Paola

Natural de Macaé (RJ) e graduanda no curso de Artes da Universidade Federal Fluminense (UFF), Camila Paola participou da intervenção intitulada "Em Cada Olhar" (2012) realizada na orla do Campus Gragoatá - UFF, das exposições de acolhimento estudantil "Na Pressão" (2012), "Emergência no Transitório" (2013), "Porosamente" (2013). Também expôs no "Peixe Vivo" (2013) com as obras "Corta e cola", "Por acaso" e "Me lembra memória". Participou do evento "Tomada Cultural" realizado no Campo de São Bento, Niterói, com a instalação "Mão Infestação" (2013). Participou da reinauguração do Centro de Artes UFF, com a exposição coletiva "Corpo Fechado" no Espaço de Fotografia (2014). Participou da feira do livro, do CSSR, expondo zines (2016). Participou da reabertura do pátio do MAC - Niterói, com a performance "Papel de Artista" (2016). Desde 2015 desenvolve seus projetos na residência "Casas do Mato" e segue desde 2007, na atividade, como tatuadora.


Serviço

"Irreflexo" de Camila Paola
Curadoria: Beatriz da Matta
Visitação: De 19 de novembro de 2016 a 05 de março de 2017
Horário: De terça a domingo, das 10h às 19h.

Ingresso: R$ 10
Estudantes, professores e pessoas acima de 60 anos pagam meia.
Entrada gratuita para estudantes da rede pública (ensino médio), crianças de até 7 anos, portadores de necessidades especiais e moradores ou nascidos em Niterói (com apresentação do comprovante de residência).
Entrada gratuita também às quartas-feiras.

Local: Varanda do Museu de Arte Contemporânea - MAC Niterói
Endereço: Mirante da Boa Viagem, s/nº, Boa Viagem – Niterói-RJ
Informações: (21) 2620-2481


Clique para ampliar.




Publicado em 10/11/2016






Publicado em
Tags Camila Paola,


Três novas exposições ocupam o MAC
Festival do Rio no MAC
Inscrições abertas para o III Prêmio Reynaldo Roels Jr.
MAC Niterói apresenta a primeira edição do ano do MAC Fórum
Exposição: "Eu só vendo a vista", do artista Marcos Chaves
Mirante da Boa Viagem, s/nº - Boa Viagem, Niterói - RJ, 24210-390 | Tel:(+55 21) 2620-2481 e 2722-1543 | Email: mac@macniteroi.com.br