LABORATÓRIO DE INTERFACES ENTRE ARTE E SOCIEDADE
 
 
Baixe a agenda do mês

Educação Multissensorial da Arte

A partilha da multiplicidade de sentidos e meios de expressão na contínua renovação da arte contemporânea, especialmente reunidos na Coleção MAC João Sattamini, tornam-se parte da vocação, filosofia e prática da educação do MAC Niterói. É justamente da potência arquitetônica do MAC como obra de arte, inspirada na visão de beleza e justiça social de Oscar Niemeyer que nascem a missão e o compromisso com o compartilhamento das interfaces entre a arte e sociedade para diferentes públicos. A forma e função futurista do museu inauguram na paisagem uma vontade construtiva ambiental para a educação multissensorial da arte indissociável das novas práticas experimentais artísticas, curatoriais e pedagógicas.

A vocação e missão do MAC nascem expandidas para além da preservação, conservação e exposição de objetos, com um sentido de laboratório-escola pública de arte, instituindo uma "coleção de experiências" que incluem a demanda por cuidados e qualidade com a participação da sociedade junto à produção artística da nossa época.

Afirma-se no MAC Niterói uma filosofia e ética da educação intrínseca ao "exercício experimental da liberdade" artística pelo compromisso com a partilha social dos sentidos da arte pelas experiências e vivências multissensoriais.

O MAC como obra de arte convida todos os visitantes para a experiência compartilhada do encontro entre arte, sociedade e mundo. O maravilhoso diálogo entre a paisagem e a arquitetura circular do museu fazem do MAC mais do que uma obra de arte pública, um laboratório multissensorial de ação ambiental como ética viva da construção de sentidos da educação e cidadania cultural ampliada para a participação social. A perspectiva MAC +20 reúne como Educação Multissensorial da Arte

uma coleção de experiências do MAC, como programa Laboratório de Interfaces entre Arte e Sociedade. Ressalta-se aqui a vocação ética e compromisso do museu como lugar de criação e território de afetos com o compartilhamento e acolhimento de novos valores artísticos em sua contínua renovação.


Programas Educação

Estudos e Pesquisas

Esta linha de ação tem como perspectivas colaborar com a curadoria da exposição e também produzir conteúdo que possa gerar material para publicações, assim como materiais de apoio artístico e pedagógico que possam ser compartilhados com a rede pública e particular de ensino, além de pesquisadores, universidades e o público de uma forma geral.

Laboratório de Interfaces Arte e Sociedade

Ativar todos os espaços da arquitetura do MAC, dentro e fora do museu, como uma escultura social, desde o pátio, a rampa e a varanda, através de uma programação mensal que prevê práticas artísticas e educativas envolvendo diferentes linguagens e meios de expressão, estabelecendo diálogos com as exposições temporárias e da Coleção MAC Sattamini.

Experiências Compartilhadas - Visitas em Grupo

Encontros e vivências para grupos agendados com foco na dimensão multissensorial da arte, explorando o dentro e fora das exposições, a arquitetura e o entorno do museu com jogos interpretativos para experiências compartilhadas. Terça, quartas, quintas e sextas (previamente agendado).

Conversas na Exposição

Conversas dirigidas ao público espontâneo que instigam percepções ampliadas sobre a coleção e as exposições temporárias. Primeira quarta-feira do mês

Programa em Família

Atividades, conversas, ateliês, jogos e experiências especialmente elaboradas para as famílias vivenciarem o museu de forma lúdica através da produção de conhecimento e participação coletiva. Domingos

Ateliê Aberto

Oficinas, encontros, ocupações e performances com artistas e educadores que compartilham processos de criação coletiva. Sábado

Encontros Multissensoriais

Programa de acessibilidade que promove experiências mobilizando os diferentes sentidos, integrando com grupos de cegos ou não, os diferentes modos de ver e do não ver, ouvir e sentir, através do toque em obras de arte das exposições e percepções dos espaços e ambientes do museu.


Programas

Arte Ação Ambiental: Bolsas Artista-Pesquisador

Através das bolsas “artista-pesquisador”, o programa pretende investir na atualidade do experimentalismo a partir do estímulo às intervenções públicas, deslocamentos e apropriações urbanas presentes nas práticas artísticas contemporâneas em ressonância com o legado de proposições e reflexões dos artistas-pesquisadores participantes.

Museu Fórum

Fórum para compartilhar com o público discussões relevantes acerca das exposições, promovendo um encontro entre o pensamento crítico e a produção de conhecimento acerca dos artistas, das obras e dos temas abordados nas curadorias de cada exposição.




Publicado em 13/06/2016






Publicado em
Tags ,


Três novas exposições ocupam o MAC
Festival do Rio no MAC
Inscrições abertas para o III Prêmio Reynaldo Roels Jr.
MAC Niterói apresenta a primeira edição do ano do MAC Fórum
Exposição: "Eu só vendo a vista", do artista Marcos Chaves
Mirante da Boa Viagem, s/nº - Boa Viagem, Niterói - RJ, 24210-390 | Tel:(+55 21) 2620-2481 e 2722-1543 | Email: mac@macniteroi.com.br