SOLAR DO JAMBEIRO: DESCRIÇÃO ARQUITETÔNICA
 
 
Baixe a agenda do mês

"Este Solar é um desafio a todos os brasileiros de hoje, pois não pertence ao Estado do Rio de Janeiro, e sim ao Brasil, sensível às belezas de seu passado, sob forma das casas-grandes maternalmente brasileiras." Gilberto Freire, 1984


A casa assobradada, edificada originalmente em pedra e cal, foi internamente dividida em diversos cômodos para abrigar uma numerosa família. Implantada em uma chácara no bairro do Ingá, é cercada por um muro com gradis de ferro fundido apoiados em pedra de cantaria. Os guarda-corpos das sacadas e os lambrequins que circundam as varandas, ambos em ferro fundido, refletem a influência da Revolução Industrial Inglesa, bastante presente no Brasil neste período. As guarnições dos vãos de portas e janelas também são de cantaria lavrada, material que se repete nas sacadas do sobrado ao longo das fachadas principais, contornando os cunhais.

O Solar do Jambeiro apresenta suas fachadas inteiramente revestidas por tapetes de azulejos portugueses, e seus beirais constituídos por telhões de louça pintados à mão, provenientes do Porto. Há um padrão de azulejaria que se repete em todas as grandes superfícies, e outros diferentes, que tornam as barras, guarnições, frisas e cunhais, com formatos e cromatismos distintos. Este é, reconhecidamente, um dos mais importantes conjuntos de azulejaria do século XIX que se encontram no Brasil.



Na fachada principal do sobrado aparece a data 1872, em cartela desenhada também em azulejaria. As janelas em caixilharia de vidro de abrir e postigos internos apresentam bandeiras com desenhos de curvas caprichosas, com vidros nas cores verde e vermelho. Internamente, destacam-se os elementos decorativos; os tetos ornamentados em estuque de gesso; as bíforas trabalhadas em madeira com bandeiras rendilhadas; assim como as pias de louça emolduradas por paineis entalhados em madeira, presentes na sala de jantar.




Publicado em 01/01/2013






Publicado emSolar do Jambeiro
Tags ,


Orquestra de Cordas da Grota realiza Concerto de Natal no Solar do Jambeiro
Concerto de Natal do Conservatório de Música de Niterói
Cabaré Valentin
Sarau Comemorativa Tomate Cereja no Solar do Jambeiro
"Leia Mulheres" no Solar do Jambeiro
Baixe a agenda do mês do Arte na Rua

Rua Presidente Domiciano, 195 - Boa Viagem, Niterói - RJ, 24210-471 | Tel:(21) 2109-2222 | Email: gestao.solardojambeiro@gmail.com