EXPOSIÇÃO RELEMBRA OS TEMPOS DE ESCOLA
 
 
Baixe a agenda do mês



A Divisão de Documentação e Pesquisa da Secretaria Municipal de Cultura/FAN promove a exposição "Memória na Rua: Niterói - Educação e Cidadania desde sempre", até 22 de dezembro de 2015, no Campo de São Bento (próximo ao acesso pela Rua Lopes Trovão).

Parte da programação dos 442 anos de Niterói, a mostra vai trazer 31 instalações de fotografias de Manoel Coutinho da Paixão Fonseca, o Fonsequinha, que pertencem ao acervo da FAN e remetem aos tempos de colégio, ao registrar, entre 1930 e 1960, alunos de escolas tradicionais da cidade, como Salesianos, Colégio Brasil, Escola Normal e Plínio Leite, em diversas atividades: desfiles, atos políticos, bandas, competições esportivas etc.

Com altos índices quando o assunto é educação, com mais de 97% da população alfabetizada e mais de um quarto tendo além de 15 anos de estudo, a cidade de Niterói é a mais escolarizada do Estado do Rio e umas das primeiras do País. Esses números não são frutos apenas de programas específicos, mas sim de uma tendência centenária.

As escolas, já na Aldeia de São Lourenço, com os jesuítas instruindo os índios, sempre fizeram parte da vida dos niteroienses. No século XIX, por exemplo, havia mais de 45 estabelecimentos de ensino no município. Muitos fecharam suas portas, mas, com professores renomados, deixaram suas marcas na personalidade dos alunos. Assim, nomes como Guilherme Briggs, João Brasil, Lara Vilela, Bittencourt Silva, as irmãs Halfeld, Raul Vidal e tantos outros, serão sempre lembrados na história da educação em Niterói.




Serviço

Exposição: "Memória na Rua: Niterói - Educação e Cidadania desde sempre"
Visitação: até 22 de dezembro
Horário: das 09 às 18h
Local: Campo de São Bento (Icaraí)
Gratuito

Endereço: Rua Lopes Trovão, s/nº, Icaraí
Informações: (21) 2719-9639 – Ramal 224




Publicado em 08/12/2015






Publicado em
Tags ,


"Memórias da Rua" leva fotografias históricas para as Praças
Niterói comemora 440 anos com grande programação cultural
Historiador do DDP-FAN lança "Os bispos católicos e a ditadura militar brasileira"
História de Niterói
Símbolos de Niterói
Rua Presidente Pedreira, 98, Ingá - 24210-470, Niterói - RJ | Telefone (21) 2621-5050 | E-mail sculturalniteroi@gmail.com (secret) e contato.culturaniteroi@gmail.com (FAN)