Secretaria de Cultura de Niterói / Fundação de Artes de Niterói
  "UM DEUS DORMIU LÁ EM CASA", DE GUILHERME FIGUEIREDO, NO CICLO DE LEITURA DRAMATIZADA
 
 
Agenda
Cultura
Niterói

Baixe aqui nossa programação mensal completa
Cultura Niteri

Clique para ampliar.


O Teatro Municipal de Niterói, em parceria com a Atacen, dá continuidade, na terça-feira, 24 de novembro, às 19h, à sétima temporada do Ciclo de Leitura Dramatizada, com o texto "Um Deus dormiu lá em casa", de Guilherme Figueiredo. Baseado na comédia “Anfitrião”, de Plauto, o espetáculo trata do duplo, do ciúme, da vaidade das divindades, do sexo e uma série de mal-entendidos envolvendo as relações entre criados e patrões, esposo e esposa, homem e mulher, deuses e mortais.

Com direção de Ricardo Sanfer, a peça conta a história do general Atenas Anfitrião. Temeroso com a profecia de que um homem dormiria em sua casa enquanto estivesse na guerra, o general e seu escravo Sósia decidem voltar da batalha para proteger e testar a fidelidade de suas amadas Alcmena e a escrava Tessala. Porém, para se ausentar da guerra, sem ser considerado covarde e por saber da crença de sua esposa nos Deuses, Anfitrião retorna disfarçado de deus Júpiter, acompanhado de seu escravo travestido de Mercúrio, conduzindo a trama a inúmeras confusões e situações cômicas.

Guilherme Figueiredo

Guilherme de Oliveira Figueiredo foi um dramaturgo cujas peças são voltadas para temas mitológicos, em sua maioria, escritas com uma abordagem cômica. Irmão do ex-presidente João Figueiredo e formado em Direito, iniciou fazendo crítica teatral, em O Jornal, e literária, no Diário de Notícias, ambos no Rio de Janeiro. Estreou como dramaturgo em 1948 com a comédia Lady Godiva e o drama Greve Geral, ambos montados pela companhia de Procópio Ferreira.

No ano seguinte, montou a peça Um Deus Dormiu Lá em Casa, inspirada em temática grega, iniciando uma série que o aproximou do universo dos mitos. Dirigida por Silveira Sampaio, com Paulo Autran e Tônia Carrero à frente do elenco, a montagem alcançou repercussão e prêmios. Em 1949, foi professor de história do teatro na Escola do Serviço Nacional de Teatro, SNT, bem como tradutor de inúmeros autores, como Molière, William Shakespeare e Bernard Shaw. Com o livro "A Raposa e as Uvas" alcança o Prêmio Artur Azevedo, da Academia Brasileira de Letras,e com o livro "Um Deus Dormiu Lá em Casa" obtém a medalha de ouro da ABCT.


Serviço

"Um Deus dormiu lá em casa", de Guilherme Figueiredo
VII Ciclo de Leitura Dramatizada
Data: Terça-feira, 24 de novembro de 2015
Horário: 19h
Ingresso: Gratuito
Classificação etária: livre

Teatro Municipal de Niterói
Rua XV de Novembro 35, Centro
Tel: (21) 2620-1624







Theatro Municipal apresenta: Carnaval ou uma Fantasia de Amor
A história do escravo "Baquaqua" é atração nas redes do Theatro Municipal
Festival "Pra Contrabaixo, Todo Santo Ajuda" é homenagem a Arthur Maia
"Frágil - A Peça", nas redes do Theatro Municipal de Niterói
Theatro Municipal de Niterói apresenta a peça "A Cabana de Histórias"


aaaaaa

Mapa do Site

Cultura Niterói
 
Espaços Culturais
 
Programas
 
Outros
 
 
 
Portal Transparência
Contracheque Online
e-SIC
Comprovante de Rendimento
Consulta de Processos
 
Rua Pres. Pedreira, 98, Ingá - 24210-470, Niterói - RJ | Tel: (21) 2719-9900 | E-mail niteroi.culturas@gmail.com