Secretaria de Cultura de Niterói / Fundação de Artes de Niterói
  "INTERIOR EXTERIOR" CHEGA À SALA JOSÉ CÂNDIDO DE CARVALHO
 
 
Agenda
Cultura
Niterói

Baixe aqui nossa programação mensal completa
Cultura Niteri

Clique para ampliar
A exposição "Interior Exterior", de Diogo Santos, estreia nesta quarta-feira, dia 7 de outubro, na Sala José Cândido de Carvalho (SJCC), no Ingá. Com curadoria de Desirée Monjardim, a mostra pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. A entrada é franca.

Desenhos e pinturas em telas e em superfícies diferentes caracterizam a exposição "Interior Exterior". O trabalho expressa como o artista plástico Diogo Santos vê e sente o mundo ao seu redor, seja de modo superficial, opinativo, real ou sobrenatural.

Segundo Rosana Costa, doutora em História pela UFF e professora associada da UFRJ, Diogo Costa é um desenhista que põe no papel tudo o que seus olhos veem e o que não veem.

"O que desenha Diogo? Ele deixa apenas fluir as imagens que tropeçam e caem sobre o papel, em redemoinhos. Ele revela os extratos do próprio pensamento em ilustrações transformadas ou nos contornos e fundos geometrizados. E, exatamente este complexo jogo entre o formal e o natural - ou sobrenatural - assoberbam os pequenos espaços nos quais Diogo se debruça, diariamente, nos cantos da casa, nos cantos das cadeiras ou nos cantos do seu tempo", analisa Costa.







    Interior e Exterior

    Diogo é um desenhista na cidade. O que ele vê e o que seus olhos não vêm, passam para o papel, em traços finos e precisos, coloridos, depois, com materiais diversos. Muros ou paredes; exteriores ou interiores; os ambientes que todos nós podemos ver ou até mesmo aqueles que habitam sua própria mente estão ali, como referências que se acumulam no tempo.

    Seu tempo é sôfrego, pois ele desenha compulsivamente, até perder o tato dos dedos, que se contraem ou se ampliam para alcançarem os pontos mais distantes do papel.

    O que desenha Diogo? Ele deixa apenas fluir as imagens que tropeçam e caem sobre o papel, em redemoinhos. Ele revela os extratos do próprio pensamento em ilustrações transformadas ou nos contornos e fundos geometrizados. E, exatamente este complexo jogo entre o formal e o natural - ou sobrenatural - assoberba os pequenos espaços, nos quais Diogo se debruça diariamente, nos cantos da casa, nos cantos das cadeiras ou nos cantos do seu tempo.

    Tão pequenos são os registros, que cabem em qualquer espaço, mas são também tão ricos como os grafites, que embelezam os muros de Berlim. Lá e cá, a imagem atropela o sinal de trânsito e Diogo dispõe a emblemática verve sobrenatural.


    Rosana Costa Ramalho de Castro
    Prof. Associada da UFRJ
    Doutora em História / UFF
    Pós-Doutora em Semiótica Aplicadas às Artes / UFF



Fotos de Luiz Ferreira






Serviço:

Exposição "Interior Exterior", de Diogo Santos
Curadoria: Desirée Monjardim
Data: De 07 de outubro a 07 de novembro
Horário: Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h
Abertura: 6 de outubro de 2015, às 19h
Classificação: livre
Entrada Franca

Local: Sala José Cândido de Carvalho (SJCC)
Endereço: Rua Presidente Pedreira, 98, Ingá, Niterói






Tags Diogo Santos,




Exposição 'Bem Brasil' de Clara Infant
PERSONA, DESENHOS DE JONAS BLOCH
ARQUITETURA DA PINTURA
SILENCIOSA GEOMETRIA
TODO HOMEM É ERVA


aaaaaa

Mapa do Site

Cultura Niterói
 
Espaços Culturais
 
Programas
 
Outros
 
 
 
Portal Transparência
Contracheque Online
e-SIC
Comprovante de Rendimento
Consulta de Processos
 
Rua Pres. Pedreira, 98, Ingá - 24210-470, Niterói - RJ | Tel: (21) 2719-9900 | E-mail niteroi.culturas@gmail.com