Secretaria de Cultura de Niterói / Fundação de Artes de Niterói
  NITERÓI RECEBE ENCONTRO DOS CEUS DO RJ E ES
 
 
Agenda
Cultura
Niterói

Baixe aqui nossa programação mensal completa
Cultura Niteri

Clique para ampliar.


O município de Niterói (RJ) recebeu a segunda edição do "Encontro de Ativação dos CEUs do Rio de Janeiro e Espírito Santo", nesta quinta-feira (11.06). Promovido pelo Governo Federal, em parceria com a Prefeitura de Niterói, através da Secretaria Municipal de Cultura/FAN, o evento foi realizado no CEU Ismael Silva, em Jurujuba, e contou com a presença de representantes dos Ministérios da Cultura e do Trabalho e da Secretaria Nacional de Assistência Social.

A mesa de abertura foi formada pelo Diretor de Infraestrutura Cultural, do Ministério da Cultura (MinC), Germano Ladeira; pela Secretária Municipal de Assistência Social, Verônica Lima, que estava representando o Prefeito, Rodrigo Neves; pelo vereador Andrigo Carvalho, que falou em nome do poder Legislativo niteroiense; e pelo presidente da Fundação de Arte de Niterói (FAN), André Diniz.

Clique para ampliar
O representante do MinC, Germano Ladeira, agradeceu todo o empenho da equipe de Niterói para a realização do evento e afirmou que o CEU Ismael Silva, em Niterói, é um dos mais bem sucedidos do país, não só pela qualidade dos gestores e pela densidade da programação, mas, principalmente, pela população local, que se apropriou do espaço.

Ladeira lembrou, também, que o Encontro é uma grande oportunidade para os CEUs se articularem, trocarem informações e conhecerem os diversos programas federais para a área cultural que podem ser implantados nas unidades.

Em nome do Prefeito de Niterói, Verônica Lima, deu boas vindas aos participantes do Encontro e falou sobre a importância de se instalar equipamentos culturais em áreas como o bairro de Jurujuba. "Ampliar, promover e fomentar atividades culturais para toda a cidade, principalmente para regiões mais carentes, é uma prioridade do Prefeito Rodrigo Neves", disse.


Na mesa, André Diniz, Germano Ladeira, Verônica Lima e Andrigo Carvalho



O presidente da FAN, André Diniz, destacou que sediar o Encontro dos CEUs legitima o trabalho realizado na unidade de Jurujuba. "O CEU de Niterói tem promovido diversas ações gratuitas, atraindo mais de 5 mil pessoas por mês, e o Ministério da Cultura reconhece todo esse empenho, ao escolher Niterói para receber o encontro. Aqui, temos um ótimo diálogo entre a cultura, educação e esporte. E isso só agrega na forma de incentivar e fomentar cultura com qualidade", ressaltou Diniz.

Representando a Câmara de Niterói, o vereador Andrigo Carvalho, falou que o bairro de Jurujuba vive uma realidade de avanços com a atual gestão municipal. "Além do próprio CEU, esse exemplar equipamento multicultural, o bairro de Jurujuba ganhou um programa de recuperação do asfalto e uma nova adutora, aumentando a vazão d’água e acabando com o problema de abastecimento. As políticas públicas e sociais vêm avançando no bairro, nos últimos dois anos", celebrou o parlamentar.

Durante o evento, foram apresentadas ações de sucesso, ideias que devem ser colocadas em prática e atividades que precisam ser desenvolvidas para o êxito do programa dos CEUs. A questão de manutenção financeira e estrutural do projeto e a ampliação de meios para receber e realizar propostas de políticas públicas, também foram debatidas no encontro.

O Presidente da FAN, André Diniz, com a equipe do CEU Niterói. Alê Noronha, Beto Júnior e Márcio Kerbel. Clique para ampliar.




O CEU de Niterói foi escolhido pelo Ministério da Cultura em função da qualidade das ações promovidas no local. Com um público médio de 5 mil pessoas por mês, o CEU de Ismael Silva oferece diversas oficinas e atividades artísticas e esportivas e é o único do país a oferecer um Pré-vestibular Social.

"No estado do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, são cerca de 30 CEUs prontos ou em construção e o de Niterói é considerado um ‘case’ de sucesso pelo Ministério da Cultura", disse Renato Schattan, Coordenador de Mapeamento e Articulação do MinC.

O CEU Ismael Silva fica localizado na Avenida Carlos Ermelindo Marins, 34, Jurujuba – Niterói-RJ.







CEU Ismael Silva recebe representante da Unesco
Espetáculo "Mandando a Letra", de Paulo Pereira, no CEU de Jurujuba
CEU de Jurujuba terá orquestra de choro e samba
Tico Santa Cruz se apresenta no CEU de Jurujuba
Niterói vai sediar Encontro de Ativação dos CEUs do Rio de Janeiro e Espírito Santo


aaaaaa

Mapa do Site

Cultura Niterói
 
Espaços Culturais
 
Programas
 
Outros
 
 
 
Portal Transparência
Contracheque Online
e-SIC
Comprovante de Rendimento
Consulta de Processos
 
Rua Pres. Pedreira, 98, Ingá - 24210-470, Niterói - RJ | Tel: (21) 2719-9900 | E-mail niteroi.culturas@gmail.com