Secretaria de Cultura de Niterói / Fundação de Artes de Niterói
  MEMÓRIA: INAUGURAÇÃO DO INSTITUTO DE FOMENTO E ECONOMIA AGRICOLA/RJ
 
 
Agenda
Cultura
Niterói

Baixe aqui nossa programação mensal completa
Cultura Niteri

(Matéria publicada na Revista FON-FON, em 12 de outubro de 1929)

O Instituto de Fomento e Economia Agrícola do Estado do Rio de Janeiro (IFEARJ) inaugurou, a 2 de dezembro de 1929, na avenida Feliciano Sodré, em Niterói, a sua nova sede, que é um edifício imponente e de linhas severas.

Clique para ampliar
A cerimônia teve o brilho de um acontecimento notável, realizando-se com a presença do Presidente Manoel Duarte; do dr. Joaquim de Mello, secretario das Finanças do governo fluminense e presidente do Instituto de Fomento; do ministro da Fazenda, dr. Oliveira Botelho; do senador Feliciano Sodré; dos deputados Mauricio de Medeiros, Bocayuva Cunha, Arnaldo Tavares e Jayme de Barros; dos drs. Pio Borges e Álvaro Neves; de jornalistas e outras pessoas gradas.

Foi no salão da diretoria, sobriamente decorado, que se deu o ato inaugural do novo edifício. Ali se reuniram o presidente do Estado do Rio e demais autoridades e convidados para a solenidade.

O dr. Joaquim de Mello deu inicio à mesma proferindo um discurso em que fez detalhada exposição das finalidades do IFEARJ e salientou os serviços mais importantes prestados à lavoura fluminense pelo mesmo Instituto. Aludindo ao edifício que ali se inaugurava, o secretario das Finanças do Estado do Rio disse ser obra de dois presidentes - os drs. Feliciano Sodré e Manoel Duarte - cuja ação administrativa elogiou.

O orador que se seguiu ao dr. Joaquim de Mello foi o Manoel Duarte. Declarou S. Ex. Presidente que ao seu antecessor no governo fluminense, dr. Feliciano Sodré, cabia a glória de ter sido o iniciador desta grande obra.

Aos presentes foram, então, servidos doces e "champagne". Os diretores do Instituto estiveram reunidos, antes da cerimonia inaugural do novo edifício, para aprovar os estatutos elaborados de acordo com o novo regulamento daquele departamento, consubstanciando medidas atinentes ao seu perfeito funcionamento.



Nota: Considerado o primeiro "Arranha-Ceu" de Niterói, o prédio foi tombado em 25 de maio de 1994. Saiba mais






Tags ,




Fazenda do Engenho do Mato
A Preservação do Patrimônio Cultural em Niterói
Bens Tombados
Lei do Patrimônio Cultural
PUR Praias da Baía


aaaaaa

Mapa do Site

Cultura Niterói
 
Espaços Culturais
 
Programas
 
Outros
 
 
 
Portal Transparência
Contracheque Online
e-SIC
Comprovante de Rendimento
Consulta de Processos
 
Rua Pres. Pedreira, 98, Ingá - 24210-470, Niterói - RJ | Tel: (21) 2719-9900 | E-mail niteroi.culturas@gmail.com